Venda de cerveja sem álcool avança 1,8%

Segmento já representa em torno de 1% do volume total de cervejas vendidas no País, ante 0,65% em 2010.

O mercado brasileiro de cerveja sem álcool registra um crescimento de 1,8% este ano, de acordo com a Euromonitor International. Já o mercado total de cerveja encolhe 2% em volume. O aumento das vendas da categoria sem álcool é pequeno, mas confirma o interesse crescente dos consumidores brasileiros. A consultoria estima para o período de 2015 a 2020 um crescimento médio anual de 3% nas vendas da cerveja sem álcool, enquanto para o mercado total de cerveja a previsão é de incremento anual médio de 0,4%.

Um conjunto de fatores tem favorecido a expansão das vendas de cerveja sem álcool no Brasil, a despeito da queda do consumo de cerveja como um todo neste ano. Do lado da demanda, as regras mais rígidas de trânsito e a busca por opções mais saudáveis e menos calóricas estimulam o consumo. Do lado da oferta, as indústrias investiram na melhoria do sabor da bebida e na diversificação de rótulos.

Mais rótulos

dez anos, existiam quatro marcas de cerveja sem álcool no Brasil e apenas de cerveja pielsen. Hoje há dezenas de marcas, com opções de trigo, ale, stout”, afirma Eduardo Passarelli, professor do Instituto da Cerveja e da Associação Brasileira de Sommeliers. Ele cita como exemplos rótulos Kronenbier, Brahma 0,0%, Itaipava Zero, Bavaria 0,0%, Schin Zero Álcool, Colônia, Estrella Galicia Sem Álcool, Paulaner Hefe-Weiss Alkoholfrei, Erdinger Alkoholfrei, Schneider Weisse TAP 3, e Unertl Alkoholfrei.

Passarelli diz que o aumento na oferta de marcas deve-se não só ao controle mais rígido do trânsito e à busca dos consumidores por opções mais saudáveis de bebidas. “Também houve uma melhora significativa no sabor das cervejas sem álcool, o que tornou a bebida mais atrativa”, acrescenta. Ele estima que as versões sem álcool representem em torno de 1% do volume total de cervejas vendidas no país atualmente, ante 0,65% em 2010, atingindo um volume de 137 milhões de litros. E vê potencial para essa participação chegar a 20% no longo prazo. A própria Ambev anunciou em outubro a meta de ampliar a oferta de cerveja sem álcool ou com baixo teor alcoólico de 1% para 20% até 2025.

Ambev lidera

De acordo com a Euromonitor International, a Ambev lidera a categoria com a Brahma 0,0%, dona de uma participação de 60,7% das vendas. Alexandre Costa, gerente de marketing de Brahma Extra na Ambev, diz que as vendas da cerveja sem álcool triplicaram desde 2013, quando a marca foi lançada. “Havia um preconceito em relação ao sabor e a visão de que a cerveja sem álcool só servia para quem não podia beber. Hoje o consumidor busca a cerveja sem álcool como opção de saúde”, disse Costa.

Fonte: Valor Econômico

By | 2017-05-20T02:23:22-03:00 12 dezembro, 2016|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Mercado|Tags: , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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