Saiba quais itens de supermercado o consumidor prefere comprar online

Atualmente, 15% dos consumidores brasileiros realizam compras de supermercados pela internet. Entre o público da classe A, esse índice sobe para 19%. Os dados são do estudo “Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019”, realizado pelo  Ibope Inteligência a pedido da Associação Brasileira de Supermercados (Apas).

Produtos de higiene pessoal e beleza lideram a preferência, com 57% das menções dos entrevistados que mantêm o hábito de efetuar compras de supermercado via internet. No grupo de consumidores da classe B1, esse percentual chega a 69%. Entre as mulheres, a procura online por itens de higiene e beleza também supera a média, com 61% de preferência. Um detalhe importante: esses itens são os preferidos para as compras online por 70% das pessoas com 55 anos ou mais.  “Esse resultado quebra o mito de que pessoas acima de 55 anos não compram pelo e-commerce”, analisa o economista Thiago Berka, da Apas.

Itens de de decoração e utilidades aparecem em segundo lugar entre os preferidos para compra online em páginas de empresas do setor supermercadista. Logo em seguida estão os materiais de limpeza, com 46% da preferência dos consumidores. Por outro lado, a venda online de perecíveis continua sendo um desafio. No estudo da Apas/Ibope Inteligência, que ouviu mais de dois mil brasileiros acima de 16 anos, frios e laticínios aparecem em último lugar na preferência dos consumidores para as compras online, com 20% das menções.

Entre os motivos para comprar online, 68% apontaram a maior variedade de produtos, enquanto 67% afirmaram acreditar que os valores praticados no e-commerce são mais em conta. Entre as respostas de múltipla escolha, aparece em terceiro lugar a facilidade de comparar preços online (57%), enquanto 49% consideraram positiva a percepção de sempre encontrar o que procuram. Apenas 23% citaram a falta de tempo como motivação para comprar online em vez de ir à loja física.

Preferências por região

Observando cada região do país, fica claro que o consumidor do Sul lídera a compra online de produtos de higiene pessoal e beleza (64%), de decoração e utilidades (59%), de material de limpeza (57%) e de artigos para pets (32%). Na região Sudeste, a preferência do consumidor online recai sobre as bebidas (45%). No Norte/Nordeste do Brasil, os consumidores lideram a compra online de carnes (24%). Já a região Centro-Oeste destaca-se pelas compras em e-commerce de alimentos básicos (50%), artigos infantis (39%) e frios e laticínios (22%).

Por: S/A Varejo

By | 2020-11-04T09:22:28-03:00 08 abril, 2019|Categories: Varejo|Tags: , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme