Gasto do brasileiro com tecnologia deve cair 17% em 2016

Para 2017, a previsão é de mais queda, segundo projeções da GFK.

O mercado de itens tecnológicos deve faturar US$ 20 bilhões este ano – 17% a menos do que em 2015, conforme projeção da GFK. Com a economia em recessão, o setor, que inclui smartphones, tablets, TVs e outros, não deve se recuperar em 2017, quando a retração nas vendas pode chegar a 3%, ante 2016. “Esse é um mercado que depende muito de crédito e da confiança do consumidor para crescer. Com a economia fraca tudo fica mais difícil e o consumidor contrai os gastos”, explicou Claudia Bindo, diretora de novos negócios da GFK.

No primeiro semestre deste ano, os itens de informática foram os que apresentaram maior queda em volume de vendas. Nada menos do que 33%, na comparação com o mesmo período de 2015. Na sequência estão os produtos de telefonia (-30%), ar condicionado (-27%), seguidos por eletrônicos (-21%), linha branca (-16%) e por último os portáteis que tiveram retração de 14%. No mercado total, o volume de vendas caiu 24%, de acordo com o estudo da GFK.

Maior prazo de pagamento

Diante desse cenário cresce a importância de as lojas oferecerem prazos de pagamentos acima de 13 parcelas, especialmente nas ofertas anunciadas. “Essa é uma maneira de os lojistas garantirem vendas”, disse Claudia, da GFK. Não por acaso, a participação dos canais online nas vendas tem avançado. “O público os procura porque oferecem preços mais competitivos em categorias que atraem público”, explicou. No geral, porém, o preço médio praticado nos e-commerces é 59% maior do que o das lojas físicas por conta do sortimento ampliado.

Vendas online avançam

Atualmente, o e-commerce no Brasil apresenta uma participação nas vendas de bens duráveis similar à de países desenvolvidos. Entre janeiro e abril deste ano, foi responsável por quase 20% das vendas em valor. Entre os principais fatores de decisão do consumidor brasileiro para comprar itens de linha marrom, branca, além de artigos de fotografia, telefonia, informática e portáteis pela internet estão: pagamento rápido e seguro, ofertas especiais de preço, velocidade da entrega, sem cobrança de serviço de frete, boa descrição do produto no portal.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-25T10:52:52-03:00 30 junho, 2016|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme