Conheça 7 categorias com queda na frequência de compras

O cenário do consumo segue bastante desafiador. Dados do levantamento Consumer Thermometer, realizado pela Kantar, mostram que, nos primeiros meses deste ano, a instabilidade política e econômica segue causando impactos na performance dos produtos de consumo de massa nos lares brasileiros. No período de três meses entre março e maio de 2019, houve uma redução de 9% na frequência de compra, o que representa a maior queda da série histórica do levantamento.

As categorias que mais perderam participação na cesta de compras do brasileiro foram: chá pronto (-24%), cera para assoalho (-22,2%), bebida de soja (-14,3%), limpador com brilho (-14,3%), polpa e purê de tomate (-13,3%), leite pasteurizado (-13%), sobremesa pronta (-12,5%), suco em pó (-11%) e limpa vidros (-9,1%). 

Categorias em alta

Por outro lado, algumas categorias elevaram presença no carrinho de compras no trimestre encerrado em maio. As dez principais são: petit suisse (+11,1%), produtos para barba (+10%), limpador sanitário (+9,1%), molho para salada (+8,3%), lanche pronto (+7,7%), catchup (+6,3%), deo-colônia (+6,3%), desinfetante (+5,6%), hambúrguer (+5,6%) e leite fermentado (+4,8%).

“Apesar de cenário de retração, algumas tendências se consolidam no mercado nacional. São elas: a preferência pelas categorias práticas e de indulgência que continuam conquistando novos lares no Brasil, e o crescimento do atacarejo como canal de compra“, analisa Giovanna Fischer, diretora de marketing e insights da Kantar.

O departamento de mercearia doce teve saldo positivo de 2% em volume de unidades no ano acumulado. Nesse período, sorvete, leite fermentado e azeite registraram aumento na presença nos carrinhos dos brasileiros. Analisando os primeiros cinco meses de 2019, ganharam espaço também suco pronto e maionese.

Atacarejo avança novamente

Entre os canais de compra, novamente destaque para o atacarejo, que ganhou mais 2,5 pontos de penetração entre março e maio deste ano. Os supermercados de conveniência também tiveram bom desempenho, com avanço de 2,1 pontos de penetração no mesmo período.

Por: Varejo S/A

By | 2019-08-20T20:07:26-03:00 14 agosto, 2019|Categories: PDV|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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