Classes D e E são as mais prejudicadas por aumento do custo de vida

Em pesquisa da FecomercioSP, tais faixas de renda apresentaram elevação do custo de vida de 1,33% e 1,32%, respectivamente.

Pesquisa realizada pela FecomercioSP mostra que o CVCS (Custo de Vida por Classe Social) encerrou o primeiro semestre do ano com variação de 6,24%. Em junho, a alta foi de 0,91%, a maior desde março de 2015. No acumulado dos doze meses, o acréscimo foi de 8,94%.

Na avaliação por faixas de renda, as classes D e E foram as mais afetadas em junho, com elevação do custo de vida de 1,33% e 1,32%, respectivamente

Na pesquisa, os grupos de habitação e transporte, somados, representam pouco mais de 38% do total consumido pelas famílias e continuam como as principais influências de alta. Os aumentos foram de 1,27% e 0,97%, respectivamente. Despesas pessoais (2,40%) e saúde (0,97%) também contribuem com a aceleração do indicador, além do crescimento em alimentação e bebidas, que teve variação de 0,48%.

Em junho, a alta de 1,39% dos preços de serviços foi a principal responsável pela inflação do CVCS, respondendo por 74% do aumento do custo de vida. O aumento de 0,46% nos preços de produtos complementam em 26% a elevação do indicador.

Índice de Preços do Varejo

O IPV (Índice de Preços do Varejo), que compõe o CVCS, registrou alta de 0,46% em junho. Os grupos que mais contribuíram com o avanço foram saúde e cuidados pessoais e artigos de residência, que, juntos, responderam por 65% do resultado no mês. Para a federação, o destaque foi o aumento de 2,5% nos preços dos televisores.

O grupo de alimentação e bebidas exerceu a terceira maior contribuição e registrou acréscimo de 0,36% no mês. A classe E foi a mais prejudicada pelo aumento nos preços de produtos – com 0,55% em junho, acumulando 5,06% no ano e 6,71% em doze meses.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-27T09:36:00-03:00 13 agosto, 2015|Categories: Varejo|Tags: , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme