Brand Footprint Latam: Coca-Cola, Colgate e Bimbo

Pelo 8º ano consecutivo, lançamos o Brand Footprint, a revisão abrangente da Kantar sobre as marcas de FMCG mais escolhidas do planeta. Até agora, nunca vimos um momento tão desafiador. Diante do surto de COVID-19, as empresas estão se reinventando e a economia mundial mudou, afetando também a América Latina e, principalmente, o Brasil. Os efeitos ainda não são claros, mas certamente serão duradouros.

A história deste relatório gira em torno da mudança de marcas de bens de consumo na América Latina, a região onde os 2 primeiros lugares no ranking atingem a maioria das famílias; sendo comprados por mais de 8 em cada 10 famílias da região.

Também analisamos mais de perto os efeitos do COVID-19. Com comportamento de compra de produtos de consumo massivo com crescimento a curto prazo e quedas  nunca antes detectados, com diferentes cenários por país e categoria, focamos em alguns principais mercados para ver como essas flutuações afetaram a escolha das marcasNa Kantar, continuamos focados em continuar cumprindo nossos compromissos. 

Os principais resultados incluem: 

– 26% das marcas que estão no ranking da América Latina são da região

– Apenas 4 marcas tiveram um crescimento na penetração de 1% ou mais

– Apenas 2 marcas no Top 10 incrementaram compradores: Bimbo e Lala

– Primor entra no Top 50 subindo 7 posições, uma vez que incrementou 6,5% de  compradores

– Quem mais sobe posições é Oral-B, conquistando 12 posições, alcançando o 43º lugar com o segundo maior aumento de CRPs (Consumer Reach Points) na região em 14%, pois ganha compradores 7% e é escolhida por eles 4,5%

– Del Valle está entre os 20 primeiros, graças ao aumento de 8% dos CRPs, sendo a marca que mais ganha compradores 7,9%, com esse desempenho chega ao #20 do ranking, subindo 5 posições

– Pelo segundo ano consecutivo, o Vigor cresce em ritmo acelerado, ocupando o 30º lugar, subindo 6 posições, ganhando 7% dos CRPs impulsionados por uma maior penetração de 3,4% e agora mais escolhida 1,2%

– Na América Latina, a marca que lidera o ranking é a Coca-Cola. Além de ser a marca mais escolhida em 8 dos 14 países da região42% dos CRPs da bebida são gerados na América Latina, porque têm mais compradores 87,4% (42,1% no mundo todo) e são compradas com mais frequência 24,8 vezes em comparação com 12,3 no mundo.

– 19% dos CRPs da Coca-Cola são fornecidos por um único país: o México com o maior número de Consumer Reach Points

– Na América Latina está o país com maior penetração: Bolívia 99% vs. 42% global

– Honduras é o país que compra com maior frequência; 83 vs 12 global

– Trabalhou a volta das garrafas retornáveis em toda a região ??para contribuir para um mundo sem desperdício 

Em relação ao COVID-19

Atualmente, estamos observando três comportamentos em quase todos os países do mundo

  1. 1.    Os lares estão comprando mais em cada ocasião e indo menos aos pontos de venda
  2. 2.    As rotinas de cuidado pessoal mudaram – ou foram pausadas – devido a menos interações sociais durante a pandemia
  3. 3.    O comércio digital se acelerou, com o e-commerce competindo com grandes varejistas e entregas a domicílio substituindo as ocasiões de consumo que se realizavam fora de casa 

– Essas mudanças são ainda mais complicadas pelas mudanças na renda disponível, mas sabemos que o mercado de FMCG é resiliente

– Quando olhamos pela perspectiva da marca, descobrimos que o potencial de desempenho depende muito da categoria

– As marcas têm 5 vezes mais chances de crescer se a categoria em que atuam for bem-sucedida.

Em geral, as categorias de bens de consumo foram divididas em quatro formas de desempenho, enquanto um mercado é fechado como resultado de uma pandemia:

1. Aumento da demanda relacionada ao COVID-19. Essas são categorias que cresceram através de um aumento real na demanda e provavelmente estão relacionadas à higiene, como produtos de limpeza doméstica.

2. Ocasiões domésticas aumentam a demanda. Refere-se às categorias que se beneficiaram das ocasiões em que são transferidas de fora para dentro de casa, principalmente Alimentos e Bebidas, como biscoitos.

3. Categorias de armazenamento de curto prazo nas quais os produtos tendem a ter uma vida útil longa e permanecem essenciais, como detergentes para a roupa

4. Consumo reduzido em casa, são as categorias que tiveram uma pausa ou redução no uso, as categorias de Beleza e cuidados pessoais são as que têm maior probabilidade de aparecer aqui, como desodorantes

O relatório completo pode ser lido em Brand Footprint Latam. Para saber mais sobre o Brand Footprint da Kantar, explorar os dados e fazer qualquer solicitação relacionada ao assunto, visite http://www.kantar.com/brandfootprint.

As 10 marcas mais escolhidas da América Latina

2019 RankAlteração vs. 2018MarcaCRP (milhões)CRP VariaçãoPenetraçãoEscolha do consumidor
1=Coca-Cola2566.0-4.087.424.8
2=Colgate825.00.089.47.8
3=Bimbo662.0-2.032.517.2
4=Maggi597.0-1.059.28.5
5=Lala537.0-6.017.725.6
6=Pepsi465.04.039.410.0
7=Nescafé433.0-2.040.98.9
8=Tang407.0-3.051.76.6
9=Knor378.0-9.053.85.9
10=Sunsilk | Sedal | Seda281.0-3.048.04.9

Fonte: Relatório Brand Footprint Kantar. Acesse o ranking Top 50 completo: http://www.kantar.com/brandfootprint

By | 2020-06-03T17:26:54-03:00 02 junho, 2020|Categories: Marca|Tags: , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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