Anúncios nativos de sites premium são 44% mais confiáveis do que em plataformas sociais

esquisa realizada pela Outbrain em parceria com a Lumen mostra o impacto da publicidade na confiança do consumidor.

Foram entrevistados 900 consumidores na Alemanha, Reino Unido e França. Além da confiança do consumidor, o estudo visa entender como o comportamento de compra muda de acordo com a categoria do produto e época do ano (como em eventos sazonais, Black Friday e Natal).

Uma das principais descobertas é que os anúncios nativos em sites de notícias premium têm mais probabilidade de serem confiáveis (44%), clicados (21%) e eventualmente levarem a compras (24%). A comparação é feita em relação às plataformas de mídia social.

Fonte: The Powe of Native Advertising – European Research October 2019 – By Outbrain and Lumen

“A confiança dos consumidores não é uma tendência; é a chave para construir uma economia digital sustentável para os profissionais de marketing. Infelizmente, no momento, a confiança está no nível mais baixo de todos os tempos”, disse Alexander Erlmeier, diretor Internacional da Outbrain.

O executivo defende ainda a responsabilidade dos produtores de conteúdo em recuperar a confiança do consumidor: “todo o setor – publishers, anunciantes e parceiros de tecnologia – têm uma responsabilidade compartilhada de criar um ecossistema sustentável e recuperar a confiança dos consumidores. Apoiar o jornalismo de qualidade é um passo importante para esse objetivo”.

Formatos nativos

Além da fonte da informação, os consumidores também são importantes para determinar a probabilidade de engajamento que um anúncio tem. A pesquisa analisou, ainda, como os anúncios são percebidos e suas chances de gerar considerações ou ações adicionais.

As recomendações nativas são mais relevantes para o consumidor do que os anúncios sociais em display. Os principais motivos são:

  • Fácil de entender: a pontuação é 62% maior que nos anúncios display e 31% maior que nos anúncios sociais;
  • Informativo: pontuação 60% superior aos anúncios gráficos e 14% superior aos anúncios sociais;
  • Confiável: pontuação 9% superior aos anúncios gráficos e 28% superior aos anúncios sociais.
  • Os usuários classificam ainda as recomendações nativas como menos irritantes e intrusivas.

Eventos sazonais

As datas de compras sazonais despertam ainda mais desconfiança nos consumidores. Nesses casos, a confiabilidade dos sites premium aumenta ainda mais, principalmente no e-commerce.

Fonte: The Powe of Native Advertising – European Research October 2019 – By Outbrain and Lumen

Tipos de anúncios

Tipos de aplicativos e entendimento dos consumidores com relação ao entendimento, navegabilidade e confiabilidade.

Fonte: The Powe of Native Advertising – European Research October 2019 – By Outbrain and Lumen

Ações futuras:

Fonte: The Powe of Native Advertising – European Research October 2019 – By Outbrain and Lumen

Por Júlia Rondinelli, da redação E-Commerce Brasil

By | 2020-01-01T20:22:28-03:00 26 dezembro, 2019|Categories: Marketing Digital|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme