Amazon, iFood e Wish crescem no ranking de apps favoritos no m-commerce brasileiro

Amazon, iFood e Wish foram os apps que mais cresceram no ranking dos favoritos dos consumidores móveis brasileiros, informa a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil.

O iFood vem registrando um avanço consistente. Um ano atrás ele era citado por 24% dos consumidores móveis como um dos três aplicativos mais usados para compras, passou para 27% em setembro de 2019 e agora está com 29%. Outro que vem crescendo gradativamente é o Wish, citado por 11%, 12% e agora 13%, na mesma ordem cronológica. Mais abaixo no ranking, porém em constante ascensão, está a Amazon. Um ano atrás ela sequer aparecia na lista. Em setembro de 2019, entrou na 14ª posição, com 5%. E agora está em 10º lugar, com 7%.

Não houve, contudo, alteração na ordem dos cinco mais usados no Brasil: Mercado Livre, Americanas, iFood, Magazine Luiza e Wish.

Merecem destaque também dois aplicativos que reverteram quedas registradas na edição anterior: AliExpress e WhatsApp, ambos subindo de 6% para 9% de citações.

Quem vem perdendo espaço, por outro lado, é o Submarino. Um ano atrás o app ocupava a quinta posição no ranking, citado por 12%. Caiu para o sexto lugar, com 11%, em setembro de 2019. E agora baixou para 6%, figurando como o 11º da lista.

Satisfação

A proporção de brasileiros que já realizaram compras de mercadorias físicas através de apps ou sites móveis é de 85%. Trata-se da mesma proporção verificada na edição anterior, de setembro de 2019. Nesse intervalo de tempo, cresceu a proporção de consumidores móveis que se declaram muito satisfeitos com a experiência de m-commerce, passando de 48,5% para 54%. Outros 35% se dizem “satisfeitos”. 10% são indiferentes e apenas 1% se diz “insatisfeito”.

Entre os meios de pagamento preferidos em m-commerce, vale destacar o crescimento das carteiras digitais, apontadas por 10% dos consumidores móveis – seis meses atrás eram 8%.

Nesta edição da pesquisa foram entrevistados 2.058 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas on-line entre 4 e 25 de março de 2020. A pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%. O relatório completo está disponível para download neste link.

By | 2020-05-03T10:56:25-03:00 02 maio, 2020|Categories: Marketing Digital|Tags: , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme