Um novo consumidor

Autor: Hermano Mota

Certas coisas simples da vida, que muitas vezes eram deixadas de lado em função da carreira estão voltando com força ao cotidiano do consumidor brasileiro. Isso inclui curtir mais a família, filhos, amigos e a própria casa, conforme apontou o estudo “Sonhos de Consumo em Tempos de Mudança”, realizado em conjunto pela Agência de Marketing, Clínica de Comunicação e Marketing, e pela Associação Brasileira dos Anunciantes (ABA) e publicado na última edição da revista Isto É.

A tendência apontada pelo estudo é que as pessoas, especialmente as que estão ingressando no mercado de trabalho, passem, cada vez mais, a sair do estereótipo de associar êxito financeiro a felicidade. As pessoas estariam voltando a ter ambições mais modestas, buscando se afastar das situações que causam grandes preocupações e stress e curtindo mais os pequenos momentos da vida. Buscam, mas nem sempre conseguem, levar uma vida mais tranquila.

As pessoas estão, como nunca, querendo consumir produtos e serviços que facilitem ao máximo suas vidas e as empresas que ouvirem seus consumidores e conseguirem criar facilidades nas mais diversas áreas das pessoas, trilharão um caminho cada vez mais curto em direção ao bolso do consumidor. Não é à toa que produtos e serviços com alto teor tecnológico e as ligadas ao lazer têm tantas perspectivas.

No que se refere a família, a sua constituição está se tornando cada vez mais difícil. A instabilidade financeira, o desemprego e especialmente a independência financeira de cada um dos cônjuges, associado ao custo de criar e manter um filho são os principais motivos apontados. A consequência disso é facilmente percebido. Mais casais morando em residências separadas, mais casais  ou  separados podemos  para  foram as principais razões foi outra tendência apontada pela pesquisa.  e que podemos facilmente perceber.

E a mulher? Ela continua tendo a maior influência nas tomadas de decisão relacionadas a dinheiro na maioria das famílias. Entender bem o perfil feminino, seu comportamento, suas necessidades, portanto, torna-se peça chave para conseguir aumentar vendas e consumo perante toda a família.

Estudos de mercado como este passam a ser cada vez mais fundamentais para um melhor posicionamento das empresas perante o seu público. As estratégias de comunicação,  maneira como cada empresa se comunica As vantagens de estudo como este e outros que possam ser elaborados ou adquiridos pelas empresas são enormes são A importância dessa pesquisa para as empresas é enorme. É um instrumento valioso para a construção de cenários, planejamento estratégico de marketing e comunicação das marcas. “Além de revelar tendências de mudanças na linguagem e conteúdo da comunicação e gerar conhecimento em profundidade das causas e reflexão sobre a solução dos problemas de demanda, esta pesquisa é valiosa também para a avaliação da sintonia de marcas e produtos com os desejos, demandas e expectativas sobre a nova era e tem como objetivo principal promover a conscientização das equipes de marketing sobre a nova realidade do consumidor”, diz Sztutman

Autor: Hermano Mota

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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