Sustentado pelas classes D e E, consumo desacelerou durante o ano de 2012

Uma pesquisa da Kantar Worldpanel, divulgada hoje (15/01), mostra que, de janeiro a setembro de 2012, o consumidor colocou o pé no freio. Segundo o estudo, em comparação com igual período de 2011, a frequência de compra do brasileiro caiu em 6 pontos percentuais. O valor gasto na compra de bens não-duráveis (itens de supermercado) cresceu 5%, taxa menor que a de 11% verificada entre 2010 e 2011. Já o número de unidades compradas por consumidor se manteve estável.

O mesmo levantamento também revela que, não fosse pelas classes D e E, o que foi uma desaceleração poderia ter sido, de fato, uma queda no consumo. Esses consumidores aumentaram em 4% o número de unidades compradas entre janeiro e setembro de 2012, enquanto os da classe C diminuíram em 2%, e o das classes A e B em 3%. Na frequência de compra a disparidade fica mais evidente: enquanto houve uma ligeira queda de 1 ponto percentual nas classes D e E entre 2011 e 2012, na A, B e C a retração foi de 8 pontos percentuais.

As famílias das classes D e E também são as que utilizam a maior parte de sua renda para compras de bens não-duráveis: 35%. As classes A e B, juntas, investem 18% nesses produtos, e a classe C, 28%.

Segundo Christine Pereira, diretora comercial da Kantar, os números mostram que o consumidor está mais cuidadoso com o que gasta. “A queda no número de visitas ao ponto de venda mostra um consumidor mais consciente, que em um momento planeja e em outro prioriza para não abrir mão daquilo que já conquistou”, explica. Além disso, ela aponta que, devido aos bons resultados no setor de móveis e eletrodomésticos, é provável que boa parte da renda dos consumidores tenha sido direcionada a esse segmento.

Por: Supermercado Moderno

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By | 2017-05-28T23:58:20-03:00 12 fevereiro, 2013|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Mercado, Pesquisas|Tags: , , , , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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