Supermercados perdem espaço nas vendas de produtos de limpeza

Segundo divulgação da Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins) com pesquisa da Kantar Worldpanel, a participação do setor nas vendas desses itens caiu de 62,4%, em 2012, para 58,4% no ano passado. As vendas de produtos de limpeza tiveram crescimento real de 4,4% em 2013, alcançando R$ 15,5 bilhões.

A participação perdida pelos supermercados resultou em crescimento das vendas do pequeno varejo e do atacado. No primeiro caso, que inclui mercadinhos e lojas de balcão, a fatia passou de 20,3% para 23,8%, enquanto os atacados passaram de 6,1% para 6,5% das vendas entre 2012 e 2013.

Dados da Kantar Worldpanel indicam ainda que, em 2013, 94% dos lares brasileiros optaram por mais de três canais de venda para se abastecer. Esse número cresce desde 2001, quando era de 61%.

Do total de gastos dos brasileiros com produtos de limpeza em 2013, 41% saiu do bolso da classe C, 32% das classes A e B e, 28%, das classes D e E. Essas últimas foram as que mais aumentaram seus gastos médios com esses itens entre 2012 e o ano passado: alta de 12,6%, ante 9,4% de crescimento no consumo da classe média.

De acordo com a presidente executiva da Abipla, Maria Eugenia Proença Saldanha, a expectativa é de que o desempenho do setor em 2014 seja menos expressivo, em função do menor crescimento do emprego e da massa salarial. Mas a entidade ainda espera crescimento acima do PIB do ano.

Fonte: Portal Exame

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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