Singles: eles compram produtos mais caros

Eles são ao mesmo tempo consumidores e shoppers. Exigem praticidade, gostam de produtos de qualidade e não costumam se importar em pagar um pouco mais por eles. Estamos falando das pessoas que moram sozinhas, os singles, grupo de consumidores que já representa 5,9% da população domiciliar brasileira, o equivalente a 2,2 milhões de lares, segundo dados da Nielsen.

Os resultados de 2008 da pesquisa Homescan, que monitora a cada 15 dias o consumo em 8.700 domicílios brasileiros, mostram os singles com um perfil de consumo muito parecido com o dos casais sem fillhos. “Eles compram em menor quantidade, porém levam mais itens de alto valor agregado”, exemplifica Patricia Moraes, analista de marketing da Nielsen. Por isso, apresentam tíquete médio apenas 15% inferior ao registrados na média dos lares pesquisados, que costumam contar com três moradores.

Segundo Sergio Lage, professor de comportamento do consumidor da Fia/Provar, boa parte dos singles possui renda e nível escolar alto. Eles conhecem as características de cada marca e costumam comprar as de sua preferência. Para Lage, os singles também são mais auto-indulgentes pois normalmente pensam da seguinte forma: ‘eu mereço, vou comprar’. “Eles podem até economizar em itens básicos, como os de limpeza doméstica, mas incluem na cesta de compras produtos sofisticados, principalmente bebidas, e alimentos como azeites, queijos, frios e molhos, além de orgânicos e funcionais”, afirma.

Praticidade é outro requisito básico para um produto frequentar a casa dos singles, segundo dados da mesma pesquisa da Nielsen. A água de coco industrializada é um bom exemplo, já que esses consumidores gastam com esse item 67% mais do que a média dos lares brasileiros. O mesmo ocorre com chás prontos e sucos concentrados, cujo valor gasto é 47% e 15% superior à média, respectivamente. Quando a análise compara os dados de 2008 com os do ano anterior, fica evidente que itens como sabão líquido para roupas, bebidas à base de soja, leite fermentado e sopas começam a ampliar a presença nos lares das pessoas sozinhas.

Por outro lado, quem atende muitos singles não deve exagerar nos estoques de produtos como sobremesas lácteas, petit suisses, catchup e leite fermentado (apesar do crescimento). “Eles são menos procurados por causa da ausência de crianças e adolescentes nesses lares”, avisa Patricia Moraes, com base nos resultados da pesquisa da Nielsen.

Fonte: Supermercado Moderno

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By | 2017-05-24T14:11:51-03:00 23 outubro, 2010|Categories: Consumo|Tags: , , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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