Pesquisa mostra como será o consumo após isolamento social

Confederação Nacional da Indústria (CNI) encomendou ao Instituto FSB Pesquisa um estudo para entender os impactos da pandemia na renda e no comportamento de compra dos brasileiros. 

Em uma das perguntas, os entrevistados compararam os gastos atuais em diversos segmentos com o valor que pretendem gastar depois do isolamento social, quando não houver mais restrição de circulação nem de abertura do comércio. Apesar de 4 em cada 10 brasileiros terem perdido poder de compra desde o início da escalada do novo coronavírus, algumas categorias devem se manter em alta.

Produtos de Limpeza

Entre os produtos vendidos em supermercados, os itens de limpeza tendem a seguir com alta procura: 21% pretendem aumentar os gastos 66% devem manter os gastos atuais – que já está acima da média anterior à pandemia. Apenas 13% têm intenção de diminuir gastos com as categorias desse departamento.

Shampoo e creme dental

As categorias de oral care e cuidados com o cabelo também devem se manter em alta. De acordo com a pesquisa, 20% dos consumidores vão aumentar os gastos e 72% manterão as compras atuais, enquanto somente 7% pretendem ser mais econômicos com esses produtos.

Alimentos

Em relação à compra de alimentos nos supermercados, 20% devem aumentar os gastos, 65% pretendem manter e apenas 15% terão de reduzir valores no pós-Covid-19.

Por outro lado, os impactos podem ser sentidos em dois segmentos com bastante procura no varejo alimentar. Um deles é o de bebidas alcoólicas, em que 24% revelam intenção de diminuir gastos e apenas 11% de aumentá-los. A maioria (65%), no entanto, deve manter os valores desembolsados atualmente. O outro caso é o de alimentos prontos, em que 39% reduzirão gastos, enquanto apenas 10% pretendem elevar as compras. Mesmo assim, a metade dos consumidores não mudará o comportamento atual nesse segmento.

Por: S/A Varejo

By | 2020-05-25T21:22:30-03:00 24 maio, 2020|Categories: Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme