Pesquisa indica como os jovens utilizam o dinheiro

Levantamento com mais de 21 mil jovens indica que destino eles dão para o dinheiro que ganham.

O jovem que teve a sorte de nascer em uma família com renda adequada, talvez não tenha precisado trabalhar durante a adolescência. Aqueles que tem tiveram sorte e se esforçaram para chegar ao ensino superior, muitas vezes começam sua vida profissional por meio de estágios. Há inclusive quem troque empregos que pagam mais em busca de mais experiência para construir suas carreiras.

De toda a forma, como será que esse dinheiro, ganho com muito esforço, é gasto? “Nos últimos anos, acompanhamos o avanço do desemprego e recuo dos salários. Portanto, a composição familiar, em relação à renda, toma outros contornos, levando o jovem a contribuir com o orçamento de casa”, diz Yolanda Brandão, gerente de treinamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), que realizou uma pesquisa sobre o assunto.

O estudo foi realizado com 21.435 pessoas, com idades entre 15 e 26 anos, no período de 13 a 24 de novembro. As duas respostas mais recorrentes foram: colaborar com a família (42,36%) e pagamento da mensalidade escolar (R$34,89%). A remuneração também é indispensável para que muitos estudantes permaneçam na escola, seja para o custeio da graduação, ou mesmo de outros gastos decorrentes da formação, como transporte e alimentação.

Para 12,76%, a remuneração é destinada a cursos extracurriculares e 3,88% a utilizam para compras de material acadêmico ou livros. Por fim, 2,91% paga plano de saúde, ou consultas médicas e odontológicas.

Ainda que a remuneração paga ao estagiário não seja alta, é importante adotar princípios básicos de educação financeira, como constituir um fundo de reservas para emergências, seja para imprevistos ou para outros objetivos de vida. “Vale a pena refletir sobre metas, seja uma pós-graduação, viajar com os amigos, fazer intercâmbio, comprar uma casa, um carro, ou simplesmente ter uma rotina mais confortável”, avalia Yolanda.

Por: Consumidor Moderno

By | 2018-01-15T09:29:17+00:00 23 janeiro, 2018|Categories: Estratégia, Mercado, Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme