Pesquisa aponta que 52% dos casais devem gastar menos no Dia dos Namorados

As principais justificativas para a queda nos valores são o desemprego (25,8% dos entrevistados) e o endividamento (24,9%).

pesquisa-aponta-que-52-dos-casais-devem-gastar-menos-no-dia-dos-namorados

Os presentes dados pelos casais de namorados na data comemorativa este ano, no próximo dia 12, deverão ser mais baratos. Reflexo ou não do período de dificuldade do comércio em geral, ao menos esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Pelas estatísticas, 52,4% dos pombinhos pretendem gastar menos na compra dos mimos em relação ao mesmo período de 2014. As principais justificativas para a queda nos valores são o desemprego (25,8%) e o endividamento (24,9%).

De acordo com a pesquisa, entre os 29,9% que pretendem gastar mais esse ano, 31,3% afirmam querer comprar um presente melhor e 30,8% dizem ser devido aos preços mais altos dos produtos. Apenas 18,5% dos entrevistados afirmam ser por causa de uma eventual melhoria de salário. Já o valor médio que os entrevistados pretendem gastar é de R$ 138 e 76,3% dos entrevistados afirmaram que comprarão apenas um presente esse ano. O preço pode influenciar nesse número: quase 80% dos consumidores acreditam que o valor do produto está mais alto que em 2014.

“A desaceleração da economia, com o crédito aos consumidores cada vez mais restrito, a inflação elevada e as altas taxas de juros, diminui o poder de compra do consumidor e a principal medida para salvar as finanças é o corte de gastos”, explicou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. Segundo ela, o cenário econômico, determinante para o comportamento das vendas, também tem impacto em datas comemorativas como o Dia dos Namorados.

Esposas e maridos

O levantamento também mostrou que, mesmo casados, 77% dos homens pretendem comprar presentes para a esposa. Quando analisado o perfil de quem vai presentear, 67,9% pretendem comprar presentes para o esposo(a) e 26,2% para o respectivo namorado(a). Os homens, inclusive, serão os que mais pretendem agradar o cônjuge, com 76,7% dos entrevistados a favor de presentes, contra 59,6% entre as mulheres que presentearão o marido, aponta a pesquisa. O valor médio previsto para ser gasto com o presente também é maior quando perguntado aos homens. Eles pretendem gastar, em média, R$ 164, contra R$ 114 das mulheres.

Compra à vista

Se o assunto é a forma de pagamento dos presentes no Dia dos Namorados, a pesquisa da CNDL/SPC Brasil constatou que o pagamento à vista e em dinheiro serão as principais modalidades para 57,7% dos entrevistados. Em seguida, aparece a preferência pelo cartão de débito (7,1%). O cartão de crédito à vista (16,4%) e o cartão de crédito parcelado (15,7%) também foram destaques na pesquisa. “Isso mostra que a grande maioria das pessoas, cerca de 65%, vão comprar presentes à vista. O momento é de fazer reservas e não se endividar, e o pagamento parcelado de presentes pode prejudicar o pagamento de contas básicas no futuro”, explica Marcela Kawauti.

Roupas

As roupas, pelo visto, continuam a liderar a preferência por presentes. De acordo com a pesquisa, este será é o principal item escolhido para presentear os namorados, com 46,5% das respostas. Os calçados aparecem em segundo lugar, com 22,2%, seguidos de perfumes ou cosméticos (22,2%), acessórios de moda (10,3%) e o próprio jantar romântico(8,1%). O shopping center é o principal lugar onde as pessoas têm a intenção de comprar os presentes (45,3%), mas também aparecem as lojas de rua (22,8%) e as lojas virtuais (9,7%).

Quanto à da comemoração no 12 de junho, quase metade dos entrevistados (49,3%) afirmou que irá celebrar a data em casa. Somente 18,5% pretendem sair para restaurantes. Isso explica, segundo os órgãos, o comportamento em tempos de crise, onde a comemoração em casa pode ser mais barata do que a saída a restaurantes. A comemoração em motéis aparece em terceiro lugar com 8,1% das citações.

Com informações da CNDL e do SPC Brasil

Por: Diário de Pernambuco

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme