Paulistano quer gastar menos com presentes natalinos

É o que aponta pesquisa feita pela Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento de mercado – que ouviu a opinião de 557 pessoas da classe média paulistana entre os dias 20 e 26 de novembro na capital paulista.

Sobre os gastos de final de ano, 46% dos entrevistados disseram que querem gastar menos do que gastaram no final de 2013. Já 27% pretendem gastar a mesma coisa, 14% gastarão mais que ano passado e 13% não pararam para pensar ainda.

Com relação à quantidade de pessoas que serão presenteadas este ano, 30% dos entrevistados não pretendem presentear ninguém, e 33% vão presentear até cinco pessoas. Cerca de 15% irão presentear até três pessoas, 19% até 10 pessoas e 3% até 15 pessoas. Apenas 22% dos entrevistados já haviam comprado ao menos um presente de Natal, lembrando que 30% não irão comprar nenhum.

Hora das compras

De acordo com o levantamento, neste Natal as “lembrancinhas” de menos de R$ 30,00 perderam também a força de consumo assim como em 2013. Apenas 7% dos entrevistados gastarão entre R$ 10,00 e R$ 30,00. Por outro lado, 56% comprarão presentes entre R$ 30,00 e R$ 100,00. Na hora de comprar, 75% dos paulistanos entrevistados costumam comprar o presente individualmente, 32% participam de algum amigo secreto e 11% costumam ‘rachar’ o presente com outras pessoas.

Com relação ao vale presente, os paulistanos são categóricos: 35% acham totalmente impessoal para se presentear, o que diminuiu com relação ao ano passado (43%). Já 29% acham práticos e 11% consideram rude.

Forma de pagamento

A forma de pagamento dos presentes é vista claramente com uma preocupação de não gerar uma nova dívida. Cerca de 60% dos paulistanos vão pagar à vista (debito/dinheiro), 9% à vista no cartão de crédito, e apenas 20% vão parcelar no cartão de crédito. “O que nos chamou atenção este ano foram 9% dos entrevistados que disseram que eles mesmos farão os presentes neste natal” completa Lígia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-27T20:02:03-03:00 23 dezembro, 2014|Categories: Consumo, Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme