Os 10 comerciais mais compartilhados no YouTube em fevereiro

Uma lista divulgada pelo Mashable com os comerciais mais compartilhados no mês de fevereiro no YouTube demonstrou por que o Super Bowl tem os 30 segundos mais caros da televisão americana – em 2012, cada espaço de 30 segundos não custou menos do que 3,5 milhões de dólares: mais da metade dos filmes que viralizaram foram produzidos especialmente para veiculação no evento.

Devido ao alto investimento e à grande audiência do jogo, marcas e agências são praticamente “obrigadas” a criar filmes espetaculares (precisa valer a pena).

Neste ano grande parte dos anunciantes liberou os anúncios até mais de uma semana antes da data do jogo nas redes sociais, como estratégia para fomentar o alcance das ações. Parece ter dado certo.

1. Megaupload Mega Song HD

Com mais de 13 milhões de compartilhamentos, um comercial do Megaupload foi o mais viralizado do mês no YouTube, à frente de qualquer filme produzido para ser veiculado durante o Super Bowl.

Um dos motivos para o estouro de audiência – além da qualidade do vídeo, é claro – pode ter sido a recente liberação de Kim Dotcom, fundador do Megaupload, da prisão. Dotcom estava detido há cerca de um mês, depois que o site de downloads foi acusado pelo FBI de pirataria e fechado.

 

2. M&M – “Sexy and I Know It” (Super Bowl)

Curto e engraçado, o comercial da M&M’s, da Mars, para o Super Bowl deste ano foi mais compartilhado entre os filmes criados especialmente para o evento.

No anúncio, a personagem Miss Brown dá uma lição de moral em um rapaz que ri de sua suposta nudez. Enquanto isso, outro M&M aparece e tira sua “roupa vermelha”, deixando todos perplexos.

 

3. Volkswagen – “The Dog Strikes Back” (Super Bowl)

O contra-ataque canino da Volkswagen foi o terceiro comercial para o Super Bowl mais compartilhado do mês.

Com 60 segundos – a versão ao lado não mostra os cortes – o filme apresenta um cão que sonha poder correr atrás de um Beetle pela rua, mas não consegue por estar gordo demais para sair de casa. Ele então começa uma verdadeira luta para entrar em forma.

A ligação com Star Wars vem nas últimas cenas, quando o filme corta para a cantina do filme, onde os aliens assistem ao comercial e debatem se o cão é mais engraçado do que o pequeno e premiado Darth Vader do ano passado.

 

4. Volkswagen – “The Bark Side” (Teaser/Super Bowl)

Antes de lançar o comercial anterior – The Dog Strikes Back -, a Volkswagen liberou um teaser que fez quase tanto sucesso quanto o anúncio.

Chamado “The Bark Side”, um trocadilho entre a palavra “latido” em inglês e “o lado negro da força” do filme – the dark side of the force -, o teaser da campanha traz 12 cães em uma interpretação superafinada da Marcha Imperial, trilha da saga.

 

5. Google: Doodle de Valentine’s Day (Super Bowl)

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, mas boa parte do mundo celebra o Dia de São Valentim – Valentine’s Day – em 14 de fevereiro. Por isso, faz sentido que uma animação como a feita pelo Google esteja entre os filmes mais compartilhados do mês.

Além do comercial, com trilha de Tony Bennett, a empresa também criou um doodle.

 

6. Honda – “Matthew’s Day Off” (Super Bowl)

Depois de lançar um teaser de 10 segundos que deixou muitos fãs de Ferris Bueller na expectativa por uma continuação de “Curtindo a Vida Adoidado”, a Honda divulgou um comercial que acabou com o suspense.

A montadora optou pela troca de papéis e mostrou o que acontece quando o próprio Matthew Broderick decide tirar um dia de folga.

E deu certo. O filme virou hit antes mesmo do Super Bowl e continua gerando buzz.

O veículo promovido foi a CR-V 2012.

 

7. H&M – David Beckham Bodywear (Super Bowl)

A marca sueca de fast-fashion H&M levou a sensualidade de David Beckham ao Super Bowl para promover a linha de bodywear assinada pela estrela. Ousadia que rendeu uma suspensão ao âncora da CNN Roland Martin por causa de tuítes considerados homofóbicos feitos por ele sobre o filme.

Com duração de 30 segundos, o anúncio mostrou recortes em que o jogador inglês aparece apenas de cueca, com todas as suas tatuagens à mostra.

A trilha é uma versão da música “Please Don’t Let Me Be Misunderstood“, de Nina Simone, na voz dos Animals.

 

8. Old Spice e Bounce (Super Bowl)

Dirigido por Tim e Eric, do programa “Tim and Eric Awesome Show, Great Job!” este comercial foi esperto por aproveitar uma franquia que se tornou conhecida do público como a da Old Spice para dar também visibilidade a outras marcas da mesma empresa, no caso, a P&G.

O anúncio começa com uma mulher em sua lavanderia falando das qualidades de Bounce, quando o ator Terry Crews explode a parede do ambiente em um jet ski, invadindo o filme e assumindo o restante das cenas para promover Old Spice.

 

9. Audi: “Vampire Party” (Super Bowl)

Alcançando o nono lugar no ranking, a Audi pegou carona na febre vampiresca que tomou conta dos cinemas e da TV no ano passado e preparou um comercial totalmente em “estilo Twilight”.

O filme promoveu o Audi S7 2012 e mostrou os faróis LED, tecnologia que se aproxima bastante da intensidade da luz do dia.

Pontos para a escolha da trilha: Echo and the Bunnymen.

A criação é da Venables Bell + Partners.

 

10. Coca-Cola: Si Lemhef e membros da Seleção Tunisiana de Futebol

Em parceria com o cantor popular da Tunísia Si Lemhaf, a Coca-Cola lançou em janeiro um comercial em apoio à Seleção Tunisiana de Futebol, da qual a marca é uma das patrocinadoras oficiais.

O filme ficou entre os mais compartilhados da web já na semana de lançamento, e continuou com boa performance nas seguintes. Na semana de 2 de fevereiro, alcançou 700 mil visualizações no YouTube e 116 mil compartilhamentos no Facebook.

O filme foi criado pela FP7 McCann.

Fonte: Exame

Enhanced by Zemanta
By | 2020-11-06T09:16:36-03:00 07 março, 2012|Categories: Marketing Digital|Tags: , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme