O mercado de câmeras digitais no Brasil

No comparativo dos primeiros seis meses de 2013 com o mesmo período de 2012, o mercado de Câmeras Digitais registrou uma queda de 12,2% em volume, com cerca de 2 milhões de unidades vendidas, e também em valor, apresentando retração de 9,4% em faturamento.

É interessante ressaltar que, dentre as segmentações existentes neste mercado, sendo Lentes Fixas (câmeras com lentes fixas), CSC (câmeras compactas com lentes intercambiáveis) e DSLR (câmeras profissionais com lentes intercambiáveis), são as Lentes Fixas que representam a maior fatia do mercado, chegando a 98,8% de importância de janeiro a junho de 2013. CSCs e DSLRs ganham importância no período, passando de 0,2% para 0,4% e de 0,5% para 0,8%, respectivamente.

Quanto às configurações dos itens, observa-se que no segmento de Lentes Fixas os itens que possuem de 16 a 17.9 megapixels ganham importância no período, passando de 23,3% no primeiro semestre de 2012 para 54,4% de importância no mesmo período de 2013. Câmeras de Lentes Fixas com zoom abaixo de 16x ainda representam 82,8% do volume vendido no mercado, mas vêm perdendo importância para máquinas com maior capacidade de zoom, que já representam 15,1% do volume vendido nos seis primeiros meses de 2013 (ante 5,7% no mesmo período de 2012).

Câmeras do segmento de Lentes Fixas custaram, em média, R$ 401 entre Janeiro e Junho de 2013, apresentando um acréscimo de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o preço médio era de R$392. Em 2012, o preço médio do segmento foi de R$ 406.

Já para as faixas de preço, as câmeras de Lentes Fixas até R$399 são responsáveis por cerca de 70% das vendas do mercado, enquanto câmeras com preços a partir de R$ 899 representam menos de 5% do volume vendido no primeiro semestre de 2013.

o-mercado-de-cameras-digitais-no-Brasil

Fonte: GkF
Por: GS&MD

Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-29T12:49:36+00:00 14 agosto, 2013|Categories: Consumo, Mercado, Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme