No Dia dos Pais, 72% dos brasileiros pretendem comprar presente

Análise anual da Boa Vista SCPC aponta que a situação econômica atual influencia os consumidores até mesmo em uma das principais datas do segundo semestre.

no-dia-dos-pais-72-dos-brasileiros-pretendem-comprar-presente

No próximo domingo, é comemorado o Dia dos Pais, uma das datas tradicionais do calendário anual. Segundo a pesquisa da Boa Vista SCPC, 72% dos consumidores pretendem comprar presente nessa ocasião – uma marca com quatro pontos percentuais de queda frente ao mesmo período do ano passado.

Neste ano, 24% dos brasileiros gastarão menos para comemorar a data, 40% gastarão a mesma quantia e 36% pretendem investir mais. Ano passado, as percepções registraram 22%, 35% e 43%, respectivamente. A maior influência para que os investimentos sejam menores em 2016 é a situação econômica atual, apontada por 68% dos respondentes. Contenção de despesas e priorização de outras contas também foram razões mencionadas.

Na região Nordeste, houve aumento da pretensão para comprar presentes – 83% frente a 73% registrado em 2015. A maior queda entre as regiões ocorreu na região Norte, que foi de 88% no ano passado para 73% neste ano.

Na ponta do lápis

Em 2016, 70% dos consumidores pretendem gastar até R$ 100 no presente. Em 2015, 68% dos respondentes tinham essa intenção e, em 2014, 39% dos brasileiros estavam nessa categoria. Apenas 5% do público declarou pretensão de investir mais de R$ 600 no presente (porcentagem que também apareceu em 2015, mas que marcava 19% em 2014).

Quando analisado o comprometimento da renda dos indivíduos no quesito presente de Dia dos Pais, 77% das pessoas utilizarão menos de 25% da renda familiar – um número praticamente estável nos últimos dois anos.

Por: No Varejo

By | 2017-05-25T10:52:44-03:00 06 agosto, 2016|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Mercado|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme