Mulheres são mais fiéis que homens às marcas líderes

Estudo da Nielsen define os principais perfis de consumidoras do País.

Em um estudo sobre as tendências de consumo das mulheres brasileiras, a Nielsen constatou, entre outras coisas, que elas são mais fiéis às marcas líderes do que os homens. Quando saem às compras de produtos como cremes para a pele, maquiagem, perfumes, uísque, vodka, vinho, tequila, rum, refrigerante alcoólico, cervejas, salgadinho e refrigerante em lata, elas têm 19,3% de preferência pelas marcas que são referência, contra 16,3% dos homens.

Esse é um comportamento que muda com o passar da idade das mulheres, entretanto. “Conforme maior a maturidade, mais propensas elas ficam a abandonar as principais marcas e preferirem experimentar outras opções”, diz João Otávio Silva, executivo de atendimento da Nielsen.

A pesquisa da Nielsen se baseou em três segmentos de produtos: bebidas alcoólicas, mercearia de consumo imediato (snacks e refrigerantes em lata) e beleza. No primeiro, a penetração no mercado entre mulheres e homens é quase a mesma, diferindo apenas o gasto e a frequência de compra, que são mais baixos entre elas. Já em mercearia e beleza, a mulher tem maior gasto e frequência de compra do que o sexo oposto.

Perfis

Com os comportamentos, a Nielsen definiu três perfis básicos de mulheres consumidoras. Um deles é a “despojada”, que representa 16,7% da população feminina e gasta 82% acima da média com bebidas alcoólicas, em frequência 50% maior. Ela tem de 36 a 55 anos e está, principalmente, no Rio de Janeiro e na região Centro-Oeste. Prefere ir às compras no final de semana e usa supermercados e atacadistas.

Já a “prática” representa 56,4% do universo feminino, gasta 23% acima da média em itens de mercearia de consumo rápido, como salgadinhos e refrigerantes. Incluindo muitas adolescentes. Esse grupo compra no meio de semana e,0 de preferência, em supermercados. Já a “vaidosa” representa 36,4% e representa maiores gastos com cosméticos, comprando mais no meio da semana e em canais como porta a porta, perfumaria e farmácia

Por: Supermercado Moderno

By | 2020-11-08T17:09:44-03:00 29 fevereiro, 2016|Categories: Marca|Tags: , , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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