Marcas também focam em solteiros no Dia dos Namorados

Varejo estima que venda seja 5% superior a 2012 e comércio eletrônico espera movimentar R$ 1 bilhão por causa da data. 95% das pessoas em um relacionamento vão comemorar a data.

Atualmente, 20,6 milhões de brasileiros estão namorando, sendo que a maioria, 52%, são residentes do sudeste do país. Os dados do Data Popular representam uma boa oportunidade para o varejo e para o comércio eletrônico e destacam o público que será o foco dos comerciantes pelo menos até o Dia dos Namorados, comemorado nesta quarta-feira, dia 12. Além dessas pessoas, no entanto, algumas marcas focam também nos solteiros e buscam ações que incluam os dois perfis, seja para aumentar as vendas ou para estabelecer um melhor relacionamento com os consumidores.

A expectativa é que a quantidade de shoppers seja maior do que a registrada em 2012. As compras para o dia dos Namorados de 2013 já são 5% superiores às do ano passado, segundo a Virtual Gate, que fornece soluções para o varejo. Só no fim de semana que antecede a data houve um pico de 20% de acréscimo no fluxo de clientes que estiveram em lojas de rua e de shoppings.

Apesar de vestuário e calçados serem o tipo de presentes mais clássicos, o segmento de equipamentos e materiais de informática e comunicação, como celulares e tablets, é o que deve registrar maior crescimento, com acréscimo de 8,6% no comparativo de 2012 e 2013.

O comércio eletrônico também será beneficiado pela ocasião e a perspectiva da e-bit é que movimente R$ 1 bilhão. Isso representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2012. Uma pesquisa realizada pelo MercadoLivre com 2 mil internautas aponta que a maioria das mulheres, 36%, comprarão roupas para os namorados, e a maioria dos homens, 21%,  darão joias para as parceiras. Entre os entrevistados, 95% pretendem comemorar a data.

Para não excluir os solteiros, algumas marcas investem em iniciativas que permitem a participação de qualquer pessoa interessada em se envolver com a temática. Caso do Hoteis.com, que oferece a possibilidade de usuários homenagearem casais amigos durante a data, e da Giuliana Flores, que criou um aplicativo para solteiros descobrirem quando uma pessoa interessante não está mais namorando.

Essa preocupação se deve ao fato de o número de descompromissados ser grande em determinadas cidades, como Salvador, que tem a maior concentração de pessoas com esse perfil. Segundo a empresa de estudo de mídia Ipsos Media CT, 52% da população da capital baiana não está em um relacionamento. O estudo também mostra que, na média geral brasileira em relação ao estado civil, solteiros e casados estão empatados com 44% cada, enquanto separados representam 7% da população e os viúvos, 5%.

Veja abaixo as principais ações feitas pelas marcas para a ocasião:

Sonho de valsa – A marca faz um “Plantão do Amor” em sua fanpage durante todo o dia 12 de Junho para responder em tempo real perguntas dos consumidores sobre dicas de programações para a data. Além disso, usará espaços publicitários em portais para que fãs façam declarações de amor e premiará consumidores com mais de R$ 1 milhão em bônus para celular.

Hoteis.com – O site lança um aplicativo no Facebook para que amigos dos casais possam homenageá-los. A ferramenta permite que o usuário escolha pôsteres de situações que representam os namorados e compartilhe no perfil deles. Após o post, um cupom promocional será gerado com desconto de 7% na reserva de qualquer hotel cadastrado do mundo.

Extra.com.br – O e-commerce cria um hotsite com exposições de diferentes produtos para facilitar a escolha de presentes. Ao responder um quizz sobre o estilo do parceiro ou parceira, o usuário descobre qual o perfil da pessoa e pode acessar opções de objetos indicados. No caso de uma compra para homem, por exemplo, há sugestões para os tipos esportista, nerd e prendado.

Viena – O restaurante premia um casal com um jantar especial no dia 12 de junho por meio de uma ação na fanpage com o aplicativo Paixômetro. Para participar é preciso estar em um relacionamento sério no Facebook e enviar uma declaração de amor ao parceiro, que deverá respondê-la. A dupla de mensagens mais romântica ganha o prêmio.

Giuliana Flores – A loja virtual de flores faz concursos e promoções para o Dia dos Namorados com consumidores e com usuários que curtiram sua fanpage. Também haverá ofertas exclusivas todos os dias antes da data e descontos para os que anteciparem a compra. Para os solteiros, foi criada a plataforma The Single Flower, que avisa o usuário sobre pessoas que ele tem interesse que ficaram solteiras recentemente. A pessoa pode escolher se deseja apenas receber um e-mail ou se prefere agendar um envio de flores para começar uma aproximação. Com as iniciativas, a marca espera um crescimento de 25% em relação à mesma data do ano anterior.

Nextel – A empresa divulga uma série de vídeos em que um cliente Vitor Malacrida pede a namorada Laura Reisfeld em casamento. As imagens estão sendo exibidas nas redes sociais com a campanha #aceitalaura e em canal aberto. No vídeo final, exibido hoje nas redes sociais, as pessoas conhecerão a história completa do casal e verão o “sim” de Laura.

Avianca e Pepsi – As marcas fazem em parceria o concurso cultural Romance ou Lance? para casais e solteiros. Os participantes devem usar a ferramenta de geolocalização do Instagram, disponível na página do Facebook da companhia aérea, e enviar fotos de bons locais para curtir a dois ou para curtir sozinhos. O casal com a melhor imagem ganha uma viagem para Gramado, no Rio Grande do Sul, e o solteiro para Florianópolis, em Santa Catarina.

Diletto – Durante todo o mês de junho, o consumidor que comprar seis picolés de qualquer sabor da marca receberá um kit com quatro macarons de amêndoas com recheio de creme de avelã, preparados pelo chef Flavio Frederico. A promoção é válida para os carretinos da marca e para a flagship dos Jardins.

Tok & Stok – A rede lança para o Dia dos Namorados uma linha especial com os personagens da Turma da Mônica em versão Toy, que foram criados com foco no público adulto. A linha Turma da Mônica Toy Entre Coelhadas e Beijos conta com 19 itens licenciados, como caderno, caneca, jogo americano e almofadas.

Netshoes – A loja virtual de artigos esportivos realiza uma série de ações 360º no site, e-mail marketing, rádio, mídia alternativa, Facebook, blogs, e também nas redes sociais, onde promove ativações por meio de memes e também de um Concurso Cultural “Vale-Presente Netshoes”. As quatro melhores respostas para as perguntas  “Como foi a sua reação ao receber um presente que não era o que estava esperando?” e “O que você faz pra descobrir que ela (ele) quer ganhar de presente de Dia dos Namorados?” ganham um vale-presente personalizado pelo próprio participante no valor de R$ 750,00 para compras na loja.

Cacau Show – A rede de lojas de chocolates finos dará cupons com códigos promocionais aos consumidores a cada R$ 40 em compras. Os dois casais sorteados farão uma viagem para o destino de sua preferência, entre Capadócia, Veneza e Bruges.

Paixão – Entre os dias 12 e 14 de junho, promotores da marca de óleos corporais distribuirão amostras Paixão e em bares e restaurantes de São Paulo e Recife e presentearão as mulheres com um total de 9 mil pingentes em formato de rosa.

Koni – Aproveitando a moda das páginas Spotted, criadas recentemente na rede social que publicam cantadas enviadas por anônimo, a rede japonesa cria o Spotted: Koni. Os autores das melhores mensagens publicadas na fanpage ganharão um jantar com acompanhante no dia dos namorados na loja da rede que escolher.

Imaginarium – A marca premiará as declarações e manifestos de amor mais criativos feitas por meio da hashtag #eufaçocomamor, no Twitter, e dará junto com a Lacta, dois pacotes de 250g de chocolate Sonho de Valsa para os clientes que comprarem um Porta-Pijama Ursão nas lojas físicas.

Por: Mundo do Marketing

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About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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