Marcas próprias conquistam 500 mil novos lares em 2015

Ao todo, 31,9 milhões de domicílios brasileiros consumiram marcas próprias no ano passado. Desse total, 500 mil são novos lares, na comparação com o ano anterior, conforme aponta estudo da Kantar Worldpanel. Em pontos percentuais, houve uma alta de 0,8 em penetração. Na média, 3,4 unidades de produtos de marca própria foram compradas a cada visita ao ponto de venda. A frequência de compra foi de 5,6 vezes no ano e o tíquete médio chegou a R$ 7,81.

Ainda muito focadas em básicos, as marcas próprias têm como produtos mais vendidos os detergentes em pó, sabão em pedra, desinfetante, batata congelada e catchup. Segundo o levantamento da Kantar, a classe C puxou o aumento no número de consumidores dessas marcas em 2015, mas também foram adquiridas em lares das classes A e B, por famílias pequenas e sem crianças.

Além da queda da renda, o que também estimulou o avanço das marcas próprias é a maior qualidade de seus produtos. Para 86% dos shoppers entrevistados, elas são boa ou muito boa. Em 2013, essa percentual era de 74%. O preço também se destaca na opinião do público. Em 2015, 77% consideraram o valor dos produtos bom ou muito bom. Dois anos antes, os percentual de satisfeitos nesse quesito estava em 68%.

Os dados dos estudo revelam ainda que os consumidores de marcas próprias utilizam mais os tabloides e folhetos dos supermercados que a média. Além disso, esses consumidores já são capazes de reconhecer os produtos de marca própria mesmo sem o nome da loja que os comercializa.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-25T10:53:05-03:00 07 maio, 2016|Categories: Consumo, Marca, Mercado|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme