Intenção de consumo das famílias registra maior nível desde Julho de 2015

O índice que mede a intenção de consumo das famílias brasileiras registrou alta em novembro de 2017, maior número desde julho de 2015.

Foram 80,2 pontos, 7,9% de crescimento em relação a novembro de 2016. O ICF, Intenção de Consumo das Famílias, é divulgado pela CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços. O índice é medido de 0 a 100 pontos.

Consumo

Para a Confederação, o “maior fôlego nas vendas em relação ao ano anterior” levou a CNC a revisar de +2,8% para +3,7% sua projeção para o desempenho do varejo ampliado ao final deste ano. Há, então, a expectativa do primeiro crescimento anual das vendas do setor desde 2013.

A Perspectiva de Consumo também registrou aumento de 21,7% na comparação anual. Já o Nível de Consumo Atual atingiu 56,1 pontos, 14,7% maior ante novembro do ano passado.

Emprego e renda

A percepção sobre o emprego também é positiva. O componente Emprego Atual, que contribui para a intenção de consumo, aumentou em 3,0% em relação a 2016.

A visão das famílias sobre a renda também teve alta. O subíndice Renda Atual obteve a maior variação mensal desde março (+2,7%). Na comparação com 2016, o crescimento foi de 4,8%.

“A inflação deverá permanecer livre de pressões neste ano, permitindo que as taxas de juros mantenham a trajetória de queda. Os leves sinais de recuperação do mercado de trabalho deverão contribuir para elevar o grau de confiança dos consumidores nos próximos meses, dando sustentabilidade ao ritmo de crescimento das vendas”, diz a entidade em nota.

Por: NoVarejo

By | 2017-12-04T13:25:43+00:00 05 dezembro, 2017|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Mercado, Varejo|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? – Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme