Homens e mulheres: diferentes na hora das compras

Quando o assunto é hábitos de consumo, homens e mulheres apresentam comportamento bem diferente. Isso é o que aponta o estudo feito pelo Ibope Mídia Brasil. Elas, por exemplo, continuam mais vaidosas e fazem questão de estar em dia com a moda. Cerca de 80% gastam um pouco mais com produtos de higiene pessoal de boa qualidade. “O público feminino considera muito importantes os cuidados com a aparência”, afirma Juliana Sawaia, gerente de marketing do Ibope Mídia Brasil.

Sair às compras, porém, não é só uma questão de necessidade, pelo menos para 49% delas, índice equivalente ao percentual de mulheres que afirmam considerar qualquer tipo de compra prazerosa. Entre os homens, apenas 36% concordam com essa afirmação. “Para as mulheres comprar constitui um tipo de liberdade e envolve aspectos emocionais”, explica Juliana.

Baseado em dados do Target Group Index, o estudo mostra ainda que 66% do público feminino fez compras pessoais nos 30 dias anteriores à pesquisa. O percentual garante o primeiro lugar, mas, surpreendentemente, por uma pequena diferença. Afinal, 60% dos homens também afirmaram ter comprado algo para si no mesmo período.

Produtos que facilitam o  dia a dia são igualmente mais valorizados por mulheres do que por homens no momento da compra. Nada menos do que 80% avaliam a conveniência antes de escolher um produto. Entre os homens, o índice é de 72%.

Ainda de acordo com o levantamento, as mulheres arriscam mais trocar de marcas. No total, 53% delas têm esse costume, contra 46% dos homens. E quase metade delas afirmou ter o hábito de experimentar um produto simplesmente pelo fato de ser de uma marca nova. Ao mesmo tempo em que estão abertas à experimentação, as mulheres são também as mais fiéis quando encontram uma marca de que gostam. Essa fidelidade é mantida por 68% delas, ante 63% dos consumidores masculinos.

Preço também é um fator mais importante para o público feminino: 75% afirma procurar os preços mais baixos ao fazer compras. Esse quesito também é considerado por 68% dos homens ouvidos na pesquisa.

O levantamento envolveu 9.728 entrevistas com pessoas de idade superior a 20 anos, residentes em nove regiões metropolitanas do Brasil, além do interior de São Paulo e de outros Estados da região Sul e Sudeste.

Fonte: Supermercado Moderno

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By | 2017-05-24T14:11:51-03:00 27 outubro, 2010|Categories: Consumo|Tags: , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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