Gestão e marketing digital: como usar essas ferramentas ao seu favor?

O mercado está cada dia mais competitivo. Diversas empresas disputam a atenção de consumidores, que são cada vez mais bombardeados por informações e ofertas vindas de todos os lados.

Diante deste cenário você deve estar questionando o que deve fazer para destacar o seu negócio diante de tanta concorrência direta e indireta.

A resposta pode estar em outra pergunta, que deve ser feita para si mesmo:

Minha empresa está investindo em marketing digital e na gestão dos seus processos?

É grande o número de empresas que investem em marketing digital no Brasil.

Em levantamento realizado em 2018, cerca de mil empresas utilizavam alguma ferramenta ou solução para trabalharem sua marca online.

No entanto, diante do universo total de empresas abertas no país, esse montante não chega a 1%, o que significa que ainda há muito espaço para ser explorado.

Se você ainda tem dúvidas se o marketing digital pode ajudar a sua empresa, vamos expor dois pontos principais que podem te ajudar a entender a importância desta ferramenta para o seu negócio.

  • Seja visto 24 horas por dia, 7 dias por semana

Imagine um shopping que não fecha nunca. Sua loja está com as portas abertas durante os 365 dias do ano, atendendo clientes e realizando vendas durante todo o dia.

Isso é a internet e o marketing digital é a ferramenta que vai trabalhar no processo para que a sua loja seja conhecida e acessada.

Se você não trabalha o marketing digital da sua empresa é como se ela estivesse com os portões fechados dentro deste mesmo shopping. Só que os seus concorrentes estarão lá e funcionando plenamente.

Não adianta ignorar a influência que o mundo online tem hoje no comportamento de consumo das pessoas.

Parte importante da credibilidade de uma empresa hoje está ligada a sua presença virtual. Ter um bom site e estar presente e ativo nas redes sociais é fundamental para gerar uma percepção de valor nos clientes. Lembre-se do ditado “quem não é visto, não é lembrado”.

  • Trabalhe focado em seu público-alvo

Pense em um comercial que passa na televisão em horário nobre. Imagine a quantidade de pessoas que estarão vendo aquela marca aparecer naquele momento.

É um investimento enorme, mas com retorno garantido certo? Não é bem assim.

Esse dilema ocorre porque quando se faz um marketing generalizado você investe um valor que vai atingir um número máximo de pessoas, mas somente uma pequena parte deste grupo realmente tem interesse em adquirir o seu produto ou serviço.

Com o marketing digital você fala diretamente para uma audiência qualificada. O valor que se investe é direcionado para o seu público-alvo, em razão das diversas possibilidades de segmentação que esse modelo de marketing oferece.

Através do trabalho de marketing digital você cria uma relação com o seu cliente e ele sai do papel de apenas um consumidor do seu produto para virar audiência do seu conteúdo. Ele passa a acompanhar os passos da sua empresa.

Além destes dois pontos relevantes, um bom trabalho de marketing digital é capaz de obter informações privilegiadas do consumidor como os seus dados pessoais, seu e-mail, seus hábitos de consumo e assuntos de interesse na internet, por exemplo.

Conhecimento é um dos ativos mais importantes e um fator diferencial dentro de um mercado altamente competitivo.

Mas não basta ter posse de toda essa informação se a mesma não está organizada de forma que possa ser utilizada a seu favor.

E é nesse ponto em que o marketing digital termina e começa a importância de se ter uma boa gestão destes dados dentro da organização, para que eles possam ser utilizados de forma a potencializar os resultados da empresa.

Existem diversas ferramentas de gestão integradas que agregam valor ao seu negócio. Entre elas nos podemos destacar os softwares de CRM e de ERP. Não entendeu as siglas? Nós vamos explicar como cada uma dessas ferramentas traz suporte para o seu negócio.

O CRM (Customer Relationship Management) que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente é a ferramenta que vai organizar e catalogar todos os dados obtidos através do bom trabalho de marketing digital realizado.

Através dela a sua empresa pode gerar campanhas automatizadas e personalizadas para cada público, tornado o seu contato muito mais efetivo e diminuindo o custo de aquisição por cliente, tão importante para o equilíbrio financeiro de uma empresa.

Já o ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão Empresarial é o software que vai automatizar os principais processos dentro de uma organização como as vendas, os cadastros, o estoque, geração de notas fiscais e cobranças.

Um trabalho bem feito é aquele que funciona de forma integrada. Não adianta ter um excelente trabalho de marketing digital, lotar a sua loja física ou virtual de clientes e depois sofrer com gargalos e não conseguir dar conta de verificar o estoque e mantê-lo sempre abastecido. Ou de efetuar uma venda e ter problemas para gerar as cobranças.

Mantenha a saúde financeira do seu negócio. Invista em ferramentas que vão ajuda-lo tanto a trazer mais clientes como a geri-los de forma assertiva. Desta forma você estará trabalhando para manter a competitividade do seu negócio em alta.

Por: Gestão Click

By | 2019-06-22T19:58:48-03:00 17 junho, 2019|Categories: Marketing Digital|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme