Fluxo de pessoas em shoppings permanece em tendência negativa

O fluxo de pessoas em shoppings no Brasil em janeiro ficou 2% abaixo do verificado no mesmo mês de 2015 e mantém a tendência de queda na atividade comercial do setor. As informações são do Iflux, indicador específico do mercado de shopping, desenvolvido pelo IBOPE Inteligência e pela Mais Fluxo, que revela o grau de aquecimento ou movimentação do setor.

fluxo-de-pessoas-em-shoppings-permanece-em-tendencia-negativa-2

A partir deste mês, o IBOPE Inteligência passa a apresentar os dados segmentados por dois novos grupos: perfil dos clientes do shopping e agressividade mercadológica do empreendimento. As duas classificações foram desenvolvidas pelo IBOPE Inteligência e baseiam-se no vasto conhecimento que a empresa tem no setor.

A classificação do perfil do shopping deu origem a três grupos: shoppings qualificados, que são aqueles que atendem majoritariamente clientes de classe AB1; shoppings médios, que atraem clientes de classe B; e shoppings populares, que atendem principalmente clientes de classe BC.

A classificação dos shoppings quanto a sua agressividade mercadológica, por sua vez, resulta em quatro grupos: shoppings iniciantes, inaugurados nos últimos três anos; shoppings secundários, que são empreendimentos maduros mas sem posicionamento claro no mercado; líderes locais, que são shoppings maduros e com posicionamento claro na sua área de influência; e shoppings dominantes, líderes absolutos em seus mercados e com capacidade de atrair consumidores além de sua área de influência.

Em janeiro, o resultado dessas duas classificações mostra que shoppings que atendem a um mercado consumidor de perfil mais qualificado (classe AB1) têm sido mais resistentes à crise. O fluxo médio nesses empreendimentos manteve-se positivo no mês ao mesmo tempo em que os shoppings populares tiveram queda superior à média. “Isso responde a uma questão que foi repetida várias vezes ao IBOPE no decorrer do ano passado: Os shoppings de alto padrão têm sofrido menos com a crise do que os demais? E a resposta é que, por enquanto, sim”, diz a diretora da unidade de shopping, varejo e imobiliário do IBOPE Inteligência, Márcia Sola.

fluxo-de-pessoas-em-shoppings-permanece-em-tendencia-negativa-3

A classificação revela também que a localização e o posicionamento continuam sendo a chave para o sucesso dos shoppings, principalmente em momentos de crise. Prova disso são os empreendimentos classificados como secundários, que registraram perda de fluxo muito acima da média dos demais shoppings. Os shoppings dominantes e os líderes locais, por outro lado, têm conseguido manter índices positivos, mesmo com a crise.

fluxo-de-pessoas-em-shoppings-permanece-em-tendencia-negativa-4

Sobre o Iflux

O Indicador de Fluxo em Shopping Center é desenvolvido pelas empresas IBOPE Inteligência, que conta com uma unidade de negócios especializada em shopping center, e Mais Fluxo, especializada em contagem eletrônica de fluxo de consumidores.

Sobre o IBOPE Inteligência

Empresa dedicada ao conhecimento do comportamento das pessoas e de todas as suas relações: familiar, social, política, de consumo e de utilização de serviços. Especialista em soluções de pesquisa de opinião e mercado, off e online, quantitativas e qualitativas, geonegócios, inovação, data mining e ferramentas de análise e integração de dados. www.ibope.com

Sobre a Mais Fluxo

Empresa especializada na operação e análise da informação de fluxo de pessoas em shopping centers. Com 20 anos de experiência, tem os principais shoppings e administradoras do país entre os seus clientes Seu comprometimento está centrado na validação e na credibilidade dos dados gerados, servindo de base para a tomada de decisões estratégicas vencedoras. www.maisfluxo.com.br

Por: Ibope

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme