Fluxo de clientes em shopping centers cresce 2,9%

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Apesar da crise econômica, os brasileiros continuaram visitando os shopping centers. O fluxo acumulado de pessoas foi, em 2015, 2,9% superior ao registrado em 2014, segundo dados da FX Flow Intelligence divulgados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Embora o resultado tenha sido favorecido pela baixa base de comparação em junho e julho (por causa da Copa em 2014), os consumidores continuam tendo o hábito de ir aos shoppings passear, pesquisar preços e encontrar ofertas.

No fim do ano, porém, o movimento nos malls foi de retração, com queda de 4,07% no fluxo de clientes, puxado por um recuo de 8,94% no Nordeste.

Os números já divulgados sobre o desempenho dos shopping centers em 2015 mostra que, em termos reais, o setor registrou declínio nas vendas. Na BR Malls, maior operadora do segmento, as vendas cresceram 0,3% no quarto trimestre, para R$ 6,9 bilhões, e 3,2% no ano, para R$ 22,5 bilhões. Considerando apenas mesmas lojas (o que exclui da conta as vendas de participações em empreendimentos ao longo do ano), as vendas subiram 0,9% no trimestre e 6,5% no ano. O resultado foi favorecido pelo segmento de lazer (alta de 10,3% em mesmas lojas no quarto trimestre), mas prejudicadas pelo setor de eletroeletrônicos. Já a inadimplência, embora tenha caído para 1,9%, a melhor taxa do ano, no quarto trimestre, foi mais que o dobro dos 0,8% do fim de 2014.

Já uma pesquisa do Bank of America Merryl Lynch mostra que a Multiplan foi, entre as grandes empresas do setor, a que apresentou o melhor desempenho no fim do ano. Segundo o estudo, conduzido com gestores de 300 lojas em 30 shoppings da BR Malls, Multiplan, Aliansce e Iguatemi em São Paulo, Rio e BH, a Multiplan foi a de melhor desempenho, segundo os lojistas, em vendas de Natal (3,4 pontos em uma escala de 0 a 5), fluxo de clientes em dezembro (3,4), avaliação de vendas nos últimos meses (2,6 pontos) e risco de vacância (4,3).

Por: O Negócio do Varejo

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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