Famílias paulistanas tendem a consumir menos em 2015

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na capital paulista fechou o mês de janeiro com 108,6 pontos, queda de 12,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Já na comparação mensal, o número permaneceu praticamente estável (-0,1%). O resultado do primeiro mês de 2015, de acordo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), demonstra que todos os itens que compõem a pesquisa tiveram os resultados mais baixos para janeiro desde 2010, início da série histórica.

Segundo a FecomercioSP, dois itens que compõem o índice se destacam com a pior pontuação da série histórica: Emprego atual, que ficou com 121,7 pontos (queda de 6,8% em comparação com janeiro de 2014); e Perspectiva de Consumo, cuja queda foi de 25,3%, com 96,8 pontos. O resultado sinaliza um consumo menor das famílias nos próximos meses, em razão de uma queda no otimismo quanto à situação profissional, já que os entrevistados afirmam não sentir estabilidade no emprego.

Os itens Acesso ao Crédito (124,9 pontos) e Momento para Duráveis (83,5 pontos) também seguiram a tendência de retração ao registrarem, respectivamente, queda de 1,3% e 1% em relação a dezembro. Este resultado mostra que as famílias estão priorizando bens essenciais, como alimentação e produtos de farmácia, em detrimento de compras como geladeira, fogão e televisão, o que indica mau momento para a aquisição dos bens duráveis.

Ainda em relação a dezembro, componentes da pesquisa apresentaram melhoria: Renda atual, que teve alta de 6,9%, o mais bem avaliado entre os itens do estudo; e Consumo Atual, que teve crescimento de 4,3%. A melhora se deve à entrada do 13º salário, que incentivou o consumidor às compras durante o período do Natal.

A Federação espera que nos próximos meses de 2015 o índice permaneça em queda devido aos reajustes de energia, IPTU e transporte público, que são custos que pesam diretamente no bolso do consumidor e afetam o poder de compra das famílias.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-27T20:33:18-03:00 29 janeiro, 2015|Categories: Consumo, Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme