Dia dos Pais: moda e acessórios, eletrônicos e beleza são as categorias favoritas

O varejo online deve se animar para o Dia dos Pais. De acordo com dados da Ebit|Nielsen, no ano passado, a data comercial representou crescimento de 8% para as vendas no e-commerce, com um faturamento de R$2,1 bilhões. Segundo pesquisa da Social Miner, em parceria com Opinion Box e Send4, 51% dos entrevistados afirmaram que pretendem ir às compras, 14,6% ainda estão indecisos, enquanto os outros 34,4% não devem presentear na data.

Em relação às categorias mais desejadas para o período, destacam-se moda e acessórios (52,6%), eletrônicos (28,7%), beleza e saúde (24,6%), telefonia (14,6%), informática (14,2%), bebidas (12,7%), livraria (12,5%), eletrodomésticos (10,6%), vale-presente (10%) e viagens (4,3%).

Já quanto aos produtos com que as pessoas pretendem presentear neste Dia dos Pais, no topo da lista estão roupas, com 44,8%; perfumes, com 32,9%; acessórios, com 30,1%; e calçados, com 25,9%. Outros itens citados são: smartphones (18,9%), livros (11,9%), informática (11,2%), ferramentas (10,4%), chocolates (8,3%), bebidas (7,9%) e artigos esportivos (7,8%).

O levantamento aponta também que 72,2% dos consumidores devem investir a partir de R$ 50 nas compras, sendo que, destes, 34,4% vão manter os pedidos até R$ 100, enquanto 27,8% entre R$ 100 e R$ 500. Apenas 10% disseram que pretendem gastar acima de R$ 500. E, na hora de pagar, 34,4% do público da pesquisa afirmou optar pelo formato à vista, enquanto os outros 65,6% disseram que devem parcelar as compras, sendo que, destas, 19,6% desejam pagar em até duas vezes; 29,1%, em três vezes; e 17,3% em até quatro parcelas.

O que motiva a procurar loja

Considerando apenas aqueles que responderam que não têm intenção de ir às compras, o estudo perguntou o que faria com que esses consumidores mudassem de ideia, sendo uma oportunidade para que os e-commerces se prepararem e conquistem esse público. A resposta ficou por conta dos preços (14,7%), promoções (13,3%) e valor do frete (6,8%).

Já entre os 65,6% dos respondentes que representam os decididos somados aos que ainda estão na dúvida sobre as compras para o Dia dos Pais, afirmam que os fatores mais decisivos para procurarem as lojas são preço (69,9%), promoções (67,3%), valor do frete (36,3%), além de aspectos como facilidade no pagamento (35%) e prazo de entrega (29,3%).

Retenção

Outro dado levantado pela pesquisa é quanto a fidelidade do público que adere a data, em que 61,2% dos respondentes disseram ainda não saber se irão comprar na mesma loja em que compraram no ano passado.

Até agora, apenas 3% das pessoas já realizaram suas compras. Mas outros 46,5% já iniciaram a busca pelo presente, enquanto a maioria (50,5%) dos que têm intenção de comprar algo para a data ainda não começaram, mas devem iniciar as pesquisas por ofertas com 15 dias de antecedência (40,1%), a uma semana da data (18,5%) ou mesmo na véspera ou no próprio dia (15,9%).

Na pesquisa, também foi perguntado sobre quem são as pessoas que os consumidores pretendem presentear. Como já era de se esperar, os pais lideram na intenção do público, com 69,8%, seguidos pelos maridos (24,6%), sogros (8,9%) e avôs (8,5%).

Por: E-Commerce Brasil

By | 2019-07-30T20:41:13-03:00 29 julho, 2019|Categories: Mercado|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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