Desemprego é a principal causa de inadimplência

Resultado foi divulgado por pesquisa inédita da Serasa, feita com mais de 8 mil consumidores.

O desemprego é o vilão da inadimplência dos brasileiros. É o que concluiu uma pesquisa inédita realizada pelo SerasaConsumidor feita com 8.288 consumidores. A análise apontou que, para 26% dos inadimplentes, a perda do emprego é a explicação para as contas atrasadas.

O segundo motivo apontado pelos entrevistados é o descontrole financeiro (17%), seguido pelo esquecimento de pagar (7%), o empréstimo do nome para terceiros (7%) e despesas extras com serviços, educação e saúde (7%).

No Sudeste, a porcentagem de pessoas que culpa o desemprego pela inadimplência é de 33%. O Nordeste aparece em segundo, com 28%, seguido pelo o Sul, com 23% e o Norte, com 13%. Na pesquisa, a região Norte é a única do País onde a falta de trabalho não é mencionada como a principal razão para as dívidas não pagas. Nesse caso, as despesas extras com produtos e serviços são a justificativa para 21% dos inadimplentes locais.

Outros dados da pesquisa do SerasaConsumidor mostram que a maioria dos brasileiros quer limpar o nome ainda neste ano. 67% dos entrevistados pretendem renegociar as dívidas atrasadas até dezembro. No Estado de São Paulo, 72% dos inadimplentes garantiram que querem sair do vermelho até o final do ano.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-27T07:17:05-03:00 04 dezembro, 2015|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Estratégia, Mercado, Pesquisas, Varejo|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme