Crescimento e mudanças no mercado de luxo brasileiro

O Brasil dos novos tempos deixa de ser promessa de futuro e passa definitivamente a ser considerado uma das economias determinantes do momento, no mundo todo. A economia toma fôlego para fazer de 2010 um ano memorável. De acordo com os dados recém-divulgados da pesquisa “O Mercado do Luxo no Brasil”, realizada em parceria pela MCF Consultoria e GFK Brasil, o setor, que faturou US$ 6,23 bilhões em 2009, com crescimento de 4% (dólar) e 12% (real) em relação ao ano anterior, amplia ainda mais seu faturamento para 22% este ano, alcançando US$7,59 bilhões.

Crise: uma página virada

A crise de 2008 e o ínício conturbado de 2009 foram um grande susto para o mercado de luxo, que vinha acostumado ao ritmo acelerado e quase imbatível de crescimento que marcou a atividade nos últimos 30 anos. Esse período de perdas e desaceleração criou expectativas muito negativas para o ano de 2010. Ninguém conseguia, de maneira assertiva, gerar análises claras sobre o que esperar. Até que ponto a adversidade dos mercados mundiais impactaria realmente o consumidor?

Apesar do forte impacto da crise de 2008, o mercado seguiu em crescimento acelerado. Notaremos que já neste ano de 2010, o setor prevê com forte otimismo uma taxa de crescimento de 22%, garantindo a recuperação da atividade nos patamares de resultados vistos antes de 2008. Em relação ao consumidor, o segmento também demonstra o mesmo desempenho positivo no que diz respeito ao consumo de luxo e, inclusive, à percepção da atividade. A crise evidentemente reduziu o valor do ticket médio, mas nada que gere uma preocupação exacerbada para os próximos anos. Um ciclo de crescimento vigoroso virá novamente.  A atividade do luxo expandirá. Novas regiões consumidoras de luxo despontam no Brasil

Apesar do crescimento contínuo, o consumo de luxo no Brasil se manteve por muito tempo concentrado principalmente na região Sudeste, com predominância absoluta na cidade de São Paulo e sendo acessado unicamente por um base de consumidores da tradicional alta renda. O Brasil do consumo de luxo já não é mais somente esse. O País desperta – e a boa notícia é que não somente em Brasília. O Sul volta a chamar atenção e o Norte/Nordeste e Interior de São Paulo, mantêm as previsões de crescimento que têm sido observadas nos últimos anos – fundamental para a expansão do tamanho do mercado brasileiro.

O que se vê hoje é o crescimento e importância de cidades como Ribeirão Preto e Campinas (SP). E cidades de outras regiões, como Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e até mesmo Manaus (AM), redesenham a geografia do entendimento dos novos consumidores e ganham espaço na rota dos investimentos de luxo no Brasil. A cidade política planejada – Brasília – rouba a atenção e se posiciona como terceiro destino de consumo aspiracional no país. Reflexos de um novo tempo e de um novo Brasil.

O futuro do mercado

Os investimentos no setor cresceram no ano passado, saltando dos US$ 950 milhões de 2008 para US$1,24 bilhão no ano seguinte. Em 2010, mesmo com a previsão de um pequeno decréscimo no valor dos investimentos no setor, o mercado de luxo se mostra muito otimista com a previsão do crescimento acentuado no faturamento. Para o futuro, os projetos mais citados pelas empresas que responderam a pesquisa foram os de Expansão do Mercado Alvo (33%), Fortalecimento da Imagem/Marca (30%), abertura de lojas próprias (20%) e Gestão de Relacionamento com o Cliente (9%).

Dentre os empresários que planejam investir em expansão, 86% pretendem fazê-lo aumentando o número de lojas próprias, 50% aumentando a participação em multimarcas e 7% em quiosques. E, uma vez que os consumidores brasileiros se destacam pelo comportamento jovem de consumo e demandam de forma exponencial o relacionamento diferenciado, investimentos em eventos e comunicação se tornam predominantes. Os pontos de venda e relacionamento físicos aumentarão e se expandirão, enquanto o impacto digital/internet cresce de forma significativa.

Carlos Ferreirinha (Presidente da MCF Consultoria & Conhecimento, especializada nas ferramentas de gestão e inovação do Negócio do Luxo e Premium, com atuação no Brasil, América Latina, Portugal e Angola)

HSM Online
13/08/2010

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By | 2017-05-24T13:59:25-03:00 17 agosto, 2010|Categories: Mercado|Tags: , , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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