Consumo: o perfil do consumidor da classe D

As classes D e E deixaram de ser coadjuvantes na economia brasileira. Com perfil de consumo cada vez mais destacado, este segmento de consumo passa a se tornar alvo de empresas e indústrias e já tem produtos criados para atendê-lo.

Em pesquisa feita na cidade de São Paulo, a QuorumBrasil avaliou o comportamento de consumo da Classe D, com renda familiar entre R$1.100 e R$1.600.

O estudo apontou que a maioria dos pesquisados prioriza preço em vez de qualidade ao comprar um produto. Quanto ao local, 61%, prefere os grandes supermercados em relação aos mercados de bairro. Além disso, a maior parte prefere fazer suas compras mensalmente.

Quanto às prioridades de aumento das despesas da família, dentre as maiores estão melhorias na casa, pagamento de dívidas, compra de eletrodomésticos e carro. Outro dado revela que a classe D ainda não aderiu às compras via internet, 85% não utilizam o e-commerce.

Veja tabelas abaixo com os gráficos e dados:

Onde compram:

O que priorizam:

Como pretendem gastar:

Compras via internet:

Fonte: Consumidor Moderno

Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-24T14:13:31+00:00 28 outubro, 2011|Categories: Consumo|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? – Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme