Consumo das famílias brasileiras cai 7,5% no primeiro semestre

Estudo divulgado pela Kantar Worldpanel mostra que, no período, os consumidores fizeram cerca de duas visitas a menos ao PDV.

Estudo divulgado pela Kantar Worldpanel aponta uma queda de 7,5% no consumo das famílias brasileiras e um aumento de 8,5% no preço médio dos principais produtos no primeiro semestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para equilibrar as despesas, os consumidores diminuíram as idas aos pontos de vendas e a cada visita aumentaram o número de itens adquiridos. No primeiro semestre deste ano, os consumidores fizeram cerca de duas visitas a menos ao PDV. Além disso, reduziram o volume comprado a cada visita, o que ocorre pela primeira vez em 6 anos.

O estudo aponta, no entanto, que há categorias de valor agregado e alto preço que registraram aumento na procura pelos consumidores. Categorias como molho para salada, na primeira posição, seguido pela batata congelada, linguiça e azeite.

O único canal de vendas a demonstrar crescimento no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, foi o atacarejo, com crescimento de 18%.

Por: Supermercado Moderno

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme