Consumidor sai menos vezes de casa para fazer compras

Nos últimos 2 anos, as famílias brasileiras diminuíram as idas aos supermercados e a outros canais do varejo para fazer compras. É o que constata o estudo Consumer Watch, da Kantar Worldpanel, segundo o qual as pessoas no País passaram a planejar mais antes de ir às compras.

Há 2 anos, as famílias com renda média de cerca de R$ 2.030, que representam 24% da população, faziam em média 13 visitas por mês a supermercados, lojas e farmácias, entre outros estabelecimentos varejistas. Agora, eles saem de casa 11 vezes ao mês para comprar nestes locais.

Na classe AB, com renda média de R$ 4.372, as idas ao varejo passaram da média de 11 vezes ao mês para 10 neste ano. Já na faixa de renda média R$ 1.400, os consumidores passaram de 13 visitas mensais para 12.

Segundo Christine Pereira, diretora da Kantar, “mesmo com mais acesso ao crédito, o que se nota é uma cautela com o consumo”. A consultoria utilizou no estudo a definição usada pela Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) para classificar as classes sociais por faixas de renda.

Fonte: Supermercado Moderno

Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-28T10:29:43-03:00 28 outubro, 2012|Categories: Consumo, Mercado, Pesquisas, Varejo|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme