Consumidor migra para embalagens mais baratas

Para não abrir mão de categorias que considera importantes, o brasileiro a optou por versões mais baratas em muitas categorias.

O consumidor migrou de embalagens mais caras para as mais baratas em muitas categorias de produtos no ano passado. A conclusão foi feita a partir de informações dos principais fabricantes de produtos de consumo de massa cedidas ao Guia de Categorias de SM. Trata-se de uma edição anual, publicada em maio, que traz dados para ajudar o supermercadista na implementação do gerenciamento por categorias. A crise econômica é o principal motivo para a mudança de comportamento do brasileiro. Ela levou a perda do poder de compra e maior desemprego no ano passado, o que afetou as escolhas.

A fabricante de atomatados Cargill, por exemplo, informou ao Guia – cuja edição impressa começa a circular em 20/05 – que as embalagens em sachês de extratos de tomate elevaram sua participação no volume de 16% em 2014 para 22% no ano passado. Em contrapartida, as latas tiveram queda de 65% para 55% no mesmo período. Já em papel higiênico, segundo a Kimberly-Clark, a versão de folha dupla, que respondia por 57% do volume há dois anos, passou para 47% em 2015. Os papéis de folha simples subiram de 41% para 51%.

A migração atingiu também categorias de higiene e beleza. Em desodorantes, a Unilever reportou uma participação nas vendas de 19,6% para a embalagem roll-on em 2015, contra 17% do ano anterior. Já a aerossol, que tem maior valor, teve recuo de 76,1% para 74%.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-26T22:58:34-03:00 02 Maio, 2016|Categories: Comportamento do consumidor|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme