Conheça os Future Shapers, pessoas que exploram os produtos e indicam para os amigos

Entender o comportamento do consumidor não é tarefa fácil. Quanto mais classificá-los de acordo com atitudes, comportamentos e preferências, uma tendência das pesquisas que orientam os melhores negócios. A TNS InterScience traçou o perfil do que eles chamam de Future Shapers. São os consumidores que atuam como embaixadores de uma marca que admira e a indica para seus amigos.

Não por acaso, esse tipo de cliente está na mira das empresas. “Eles são uma evolução do “early adopters”, são mais antenados, voltados para novidades e propensos a conhecerem novos produtos da mesma forma que têm a disposição de comprá-los”, afirma Karina Milaré, Diretora de Planejamento da InterScience.

Outra característica que faz a indústria mirar seus esforços para essas pessoas é a de liderança. O consumidor do futuro é um explorador de novos produtos. É aquela pessoa que já está usando um produto antes mesmo do lançamento para grande massa. “Vemos as pessoas olhando para as marcas mais originais e customizadas e se, vermos as marcas que adotam hoje será as marcas que vão adotar no futuro”, explica Karina.

E se eles lançam moda, têm grande poder de disseminar o conhecimento sobre os produtos e serviços que adotam. E uma curiosidade: o comportamento deste tipo de consumidor é verificado em todas as classes sociais, faixa etária, situação econômica e, dependendo da categoria de produtos, eles os adquirem na mesma velocidade que os descartam. “Se a categoria é dinâmica como o varejo que estimula a troca, esse consumidor vai entrar na onda”, aponta a executiva.

Mais um dado que confirma a preocupação com as ações no ponto de venda e de trade marketing é que o consumidor do futuro está atento a demonstrações de produtos. “Eles gastam mais tempo no PDV para procurar o que querem. São curiosos, lêem embalagens e tem nível de conhecimento da categoria”, diz Karina.

Características do Future Shapers:

.Admira marcas que inovam
.Gosta de mostrar que está atento aos lançamentos
.Atento a demonstrações de produtos no PDV
.Tem hábito de se informar sobre os produtos adquiridos
.Não dispõe de tempo
.Menos importância para qualidade de vida
.Tem hábito de ler rótulos e embalagens
.Valoriza as empresas que colaboram com a Comunidade
.Adquire produtos e marca recém lançadas
.Adapta os produtos para atender suas necessidades
.Tem preocupação com a imagem refletida frente aos produtos comprados
.Tem preocupação com o meio ambiente
.A ética das Empresas influenciam a compra
.Paga mais por marcas originais
.Discute sobre marcas e produtos
.Gosta de comprar em lojas pequenas e especiais
.Disposto a pagar mais para economizar tempo
.Influencia pessoas quanto a compra de produtos
.Se esforça para achar produtos genuínos/autênticos
.Procura informações em revistas e websites

Fonte: Mundo do Marketing

By | 2020-11-10T10:53:19-03:00 09 fevereiro, 2019|Categories: Estratégia|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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