Confiança do varejista atinge maior patamar desde março de 2014, em São Paulo

Segundo a FecomercioSP, a quarta alta consecutiva e o crescimento de 14% no comparativo anual refletem a recuperação das vendas no comércio varejista do município de São Paulo.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), apurado mensalmente pela entidade, registrou em novembro alta de 2%, ao passar de 107,5 pontos em outubro para 109,7 pontos no mês atual. O ICEC varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Em novembro, o ICEC das empresas com até 50 funcionários atingiu 109,6 pontos, alta de 2,2% em relação ao mês anterior e o maior patamar desde março de 2014.

Nas companhias com mais de 50 empregados, o recuo foi de 3,5%, passando de 115,3 pontos em outubro para 111,2 pontos em novembro.

No comparativo anual, tanto as pequenas como as grandes empresas registraram crescimento na confiança, de 14,2% e 11,4%, respectivamente.

Segundo a assessoria econômica da entidade, a percepção dos empresários mostra que o processo de recuperação vai se consolidando gradativamente. As perspectivas de vendas de Natal são de crescimento ao redor de 5% neste ano, que, se confirmada, pode alavancar os indicadores com vistas a 2018.

Já o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) registrou alta de 1,4%, ao passar de 150,8 pontos em outubro para 152,9 pontos em novembro, a maior pontuação desde dezembro de 2013. Em relação a novembro do ano passado, a alta foi de 2,8%.

O indicador responsável por medir a propensão por novos investimentos cresceu pelo quinto mês consecutivo, e há uma tendência de permanecer assim em dezembro, com a chegada do Natal, data mais importante para o varejo.

A pesquisa é referente ao município de São Paulo, mas sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.

Por: Mercado & Consumo

By | 2017-12-19T19:23:10-02:00 25 dezembro, 2017|Categories: Consumo, Mercado, Pesquisas, Varejo|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme