Confiança do consumidor recua em junho

Queda foi de 1,9 ponto percentual e acontece após uma melhora no mês passado.

Depois de crescimento em maio, a confiança do consumidor registrou queda de 1,9 ponto percentual neste mês. Com isso, atingiu 82,3 pontos. O motivo é o aumento das incertezas devido à crise política, como explicou a Fundação Getulio Vargas, responsável pelo levantamento.

“A piora das expectativas em junho foi fortemente influenciada pelo aumento da incerteza após os eventos políticos do mês anterior e dos riscos de que eles possam impactar negativamente a economia”, explicou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da pesquisa em nota.

Por conta desse cenário, o IE, índice que mede as expectativas futuras, caiu 2,9 pontos e chegou a 91,7 pontos em junho. Já o ISA, que aponta a situação atual, registrou sua terceira queda consecutiva ao recuar 0,4 ponto, alcançando 70,1 pontos.

“A sondagem apurou piora das expectativas para o emprego e para as finanças familiares, o que, como em um efeito cascata, também reduzem o ímpeto para compras de bens duráveis nos próximos meses”, completou Viviane.

Fonte: Reuters
Por: Supermercado Moderno

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? – Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme