Confiança do consumidor cresce após três meses

Após três meses, a confiança dos consumidores volta a crescer. O INEC, Índice Nacional de Expectativa do Consumidor, medido pelo IBOPE Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), registra 101,6 pontos em agosto, um crescimento de 2,1% na comparação com julho. Apesar do aumento, o índice não reverte o desempenho negativo dos três meses anteriores (queda em maio e julho e estabilidade em junho) e segue em patamar menor que o registrado no primeiro quadrimestre do ano (acima de 102 pontos). O índice é 0,4% inferior ao registrado em agosto de 2016 e está 6,2% abaixo da sua média histórica.

A maioria dos componentes que formam o INEC variam positivamente entre julho e agosto, contribuindo para o aumento do índice. Destaca-se o crescimento do índice de expectativa de desemprego, 7,4%, refletindo a queda do percentual de respondentes que esperam aumento do desemprego. O índice de endividamento, por sua vez, aumentou 4,7%, revelando que as famílias estão reduzindo suas dívidas.

Por: Ibope Inteligência

By | 2017-09-04T20:30:53-03:00 03 setembro, 2017|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Mercado|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme