Comércio eletrônico brasileiro deve crescer 43,5% até 2020

Estudo encomendado à empresa de inteligência de negócios Euromonitor pela plataforma de transação eletrônica PayPal aponta que, até 2020, o mercado de comércio eletrônico brasileiro saltará dos atuais US$ 19,5 bilhões para US$ 28 bilhões – um aumento de 43,5%.

De acordo com a pesquisa, a venda de smartphones neste período crescerá 2% ao ano e alcançará 70 milhões de unidades em 2020. Já as de tablets subirão 4%, enquanto as de notebooks cairão 3%, confirmando a tendência de que um dispositivo substituirá o outro. A venda dos velhos modelos de aparelhos celulares cairá 49% no período. Em 2015, foram negociados 310 smartphones para cada 1.000 habitantes no Brasil.

O resultado, aponta a PayPal, é consequência do entendimento do usuário de que tarefas cotidianas, como pagamento de contas, pesquisa de preços e aquisição de produtos, podem ser feitas online, sobretudo quando o ambiente virtual inspira confiança. “Os aparelhos mudaram o hábito de consumo do brasileiro de tal forma que se tornaram parte do modo de vida das pessoas”, afirma Paula Paschoal, executiva da empresa.

A pesquisa avaliou também que, até 2020, 10% de todo o comércio virtual no Brasil virá de equipamentos móveis – hoje, esse índice é de 7%; em 2011, era de 2%. O setor que mais ganhará com o aumento da conectividade móvel será o de alimentação: hoje, ele representa 11% de tudo o que é comprado online no País; em 2020, representará 14%. Os transportes – serviços de táxi, passagens de ônibus e avião – passarão de 13% para 14%. Já alojamento, como locação de quartos e apartamentos e reservas de hotéis, representará 6% do total das compras via internet – hoje responde por 7%.

Por: O Negócio do Varejo

By | 2017-05-25T10:52:57-03:00 05 junho, 2016|Categories: Marketing Digital, Redes Sociais|Tags: , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme