Com economia ruim, metade dos brasileiros deixou de comprar algo em 2018

Segundo pesquisa, 70% dos que desistiram de comprar algo ano passado vão realizar a compra em 2019

Em 2018, metade dos brasileiros deixou de comprar alguma coisa que estava nos planos por causa da economia cambaleante. Um novo levantamento da agência de pesquisa Hello Research descobriu que 52% desistiram de alguma aquisição sonhada e planejada.

As desistências foram maiores na região Norte (62% desistiram de comprar algo), entre a classe C (54% de desistência) e na faixa de consumidores entre 35 e 44 anos (58% de desistência).

Para 2019, os brasileiros demostraram mais otimismo diante da pesquisa. Destes que desistiram de comprar algo no ano passado, 70% afirmaram que vão realizar tal compra em 2019. O único porém é que as expectativas estão mais baixas. Nem todo mundo que desistiu de comprar um carro, vai comprar um veículo este ano, por exemplo.

Em 2018, a metade do País que desistiu de uma compra disse que havia desistido de comprar um carro ou moto (28%) ou um eletrodoméstico linha branca (27%). Eram os dois itens que mais tinham ficado apenas no papel. Depois vinham as desistências de quem queria comprar um smartphone (23%). roupas e sapatos (19%), móveis e objetos de decoração (18%) e televisor (15%).

Agora, os itens que serão “finalmente adquiridos” em 2019 são, primeiro, roupas e sapatos (27%), smartphone (18%) e eletrodomésticos linha branca (17%). Produtos bem mais acessíveis que um carro 0km. O segmento mais entusiasmado é o dos jovens até 24 anos: 81% disseram que vão realizar sua compra este ano.

Entre as marcas mais desejadas em 2019, estão Samsung (marca mais desejada entre quem vai comprar uma televisão ou um notebook/computador), Arno (entre quem vai comprar um eletrodoméstico portátil), Consul (entre quem vai comprar um eletrodoméstico linha branca) e Natura (entre quem vai comprar produtos de beleza).

Metodologia

A pesquisa foi feita com 1326 pessoas, em 72 municípios das cinco regiões do País, com amostra probabilística a partir do Censo 2010. Foram contempladas todas as classes sociais e consumidores de 16 anos ou mais.

Por: Exame

By | 2019-05-20T20:16:10-03:00 30 abril, 2019|Categories: Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme