Brasileiros aumentam o consumo de alimentos fora do lar, diz pesquisa

Pesquisa de Orçamentos Familiares (POFs), feita pelo IBGE, mostra redução nos gastos com alimentação dentro de casa

Já não é surpresa que a família brasileira está mudando os hábitos em relação aos gastos de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POFs), feita pelo IBGE. Os dados mostram queda na participação de despesas em alimentação e, em contrapartida, cresce o consumo de itens ligados a habitação, transporte, saúde e educação. 

Dentre as mudanças observadas em relação a alimentação dos brasileiros, a pesquisa divide em dois subgrupos: alimentação dentro de casa e alimentação fora de casa. Segundo dados do IBGE, a segunda opção responde por quase 35% das despesas das famílias brasileiras que participaram do estudo.

Vale lembrar que os itens que englobam a alimentação dentro do domicílio são aqueles comprados em supermercados, quitandas, açougues, e todos os outros que podem ser consumidos dentro do domicílio. Já a alimentação fora do domicílio compreende gastos em restaurantes, bares, lanchonetes, etc.

Apesar do atual momento de crescimento dos gastos com alimentação fora do lar, desde 2002 a pesquisa mostra domínio dos gastos em alimentação dentro de casa. Em 2002 este índice era de 76%; em 2008 caiu para 69%; até chegar a 67% em 2018.

Por: Apas Show

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme