Brasileiro gastou, em média, R$ 106, na Páscoa deste ano, diz SPC Brasil

4 em cada 10 brasileiros compraram chocolates até o domingo de Páscoa.

Sondagem realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 4 em cada 10 brasileiros (41,9%) compraram chocolates para comemorar o feriado até a véspera do domingo de Páscoa.

brasileiro-gastou-em-media-106-na-pascoa-deste-ano-diz-SPC-Brasil

Segundo a pesquisa, 37,8% dos entrevistados disseram que diminuíram o valor dos gastos na comparação com o ano passado, seja por conta do desemprego, por estarem mais endividados ou por redução salarial. Outros 28,3% dos entrevistados afirmaram gastar mais do que na Páscoa de 2015 devido à percepção de aumento nos preços do chocolate. Na média, o gasto total do brasileiro foi de R$ 106. A pesquisa leva em conta tanto os consumidores que já haviam comprado presentes antes da Páscoa como os que deixaram para comprar de última hora.

Neste ano, os itens mais procurados foram os ovos de chocolate, citados por 66,4% dos consumidores que realizaram alguma compra para a Páscoa. Com percentual bastante próximo ficaram os bombons (44,1%) e as barras de chocolate, com 63,3% de menções. A colomba pascal (8,4%) e os ursos de pelúcia (2,3%) completam a lista de produtos mais comprados.

Em dinheiro e à vista

Quanto aos locais de compra, os supermercados (58,9%) lideraram com folga, bem à frente do shopping center (24,0%) e das lojas de rua (20,1%). A pesquisa mostra também que o pagamento dos ovos e chocolates à vista em dinheiro destaca-se como a principal modalidade utilizada pelos consumidores (52,2%), posicionando-se à frente do cartão de crédito a vista (21,8%) e do cartão de crédito parcelado (8,8%).

“O dado está coerente com o atual momento econômico, em que as pessoas se veem obrigadas a cortar despesas para driblar a inflação e também estão menos seguras em seus empregos. Por isso o ideal é evitar o abuso de parcelamentos e realizar todos os pagamentos a vista”, orienta o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli.

Por: G1

By | 2017-05-24T12:00:24-03:00 02 abril, 2016|Categories: Consumo, Mercado|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme