Brasil terá, em 2014, uma televisão por habitante, diz FGV

A Copa do Mundo representará o impulso que faltava para o mercado de televisão no Brasil atingir a média de um aparelho por habitante. Atualmente, 97% da população têm uma TV, média acima da mundial, de 72%, de acordo com dados da 25ª Pesquisa Anual Sobre o Uso de Tecnologia da Informação (TI), divulgada nesta quinta-feira, 24, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

“O Brasil vai chegar a uma televisão por habitante neste ano. Estamos muito perto do ‘um pra um’ e vamos ter um impulso nas vendas neste ano por causa da Copa do Mundo”, afirmou o professor Fernando Meirelles, coordenador da pesquisa.

O levantamento também mostrou que o Brasil superou os Estados Unidos no quesito de quantidade de telefones (fixos e celulares) por habitante. No Brasil, o índice é de 158% (mais de 3 a cada 2 habitantes), ante 156% nos Estados Unidos e 115% na média mundial. Segundo Meirelles, a explicação para isso estaria na popularização dos aparelhos entre a população mais pobre que ganhou poder de compra nos últimos anos, associado à preferência de boa parte dos consumidores em deter mais de um aparelho com planos de operadores diferentes para combinar tarifas mais baixas nas chamadas.

“A política de não tarifação entre as mesmas operadoras provocou uma proliferação de celulares entre as camadas mais pobres”, explicou. Já nos Estados Unidos as tarifas são mais baixas, em média, diminuindo a necessidade de aquisição de diferentes chips.

No caso dos computadores (desktops, notebooks e tablets) a perspectiva é de um aparelho por habitante no Brasil em 2016. Hoje, 67% da população brasileira detêm um computador, porcentual abaixo da média mundial de 72%. Em 2014, as vendas devem crescer 10%, ante 19% em 2013.

Fonte: DCI
Por: GS&MD

Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-28T10:13:25-03:00 27 março, 2014|Categories: Mercado, Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme