Aumento médio das vendas no comércio para este Natal foi de 8,83% de acordo com o Sindilojas Porto Alegre

Os dias que antecederam o Natal foram de bom movimento no comércio, ainda que os shoppings e as lojas de rua aparentassem estar mais tranquilos que na mesma época nos anos anteriores. Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o motivo observado pelos lojistas foi o dia da semana em que caiu a data, o qual proporcionou um feriadão, levando milhares de consumidores às estradas na semana anterior ao Natal. “Muitas pessoas tiveram de antecipar suas compras, já que o período é propício para recessos de empresas e férias. O comércio aparentou estar mais vazio, mas, na verdade, o que observamos foi que o movimento esteve mais distribuído ao longo de todo o mês de dezembro”, declarou.

De acordo com estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisa da Entidade, a variação do aumento das vendas de Natal ficou em 8,83%. Promoções (42,9%), produtos bons e diferenciados (28,6%) e a fidelidade dos clientes à marca (14,3%) foram os principais motivos relatados para este desempenho.

No ranking dos itens mais comprados, produtos tradicionais estiveram no topo: roupas com 45% e calçados com 27,5%. Eletroeletrônicos e celulares vieram em seguida, com 15% e 10% de procura, respectivamente, seguidos de brinquedos, buscados em 10% das lojas participantes da pesquisa. Perfumes e cosméticos (7,5%), itens de maquiagem (7,5%), artigos de decoração (5%) e eletrodomésticos (5%) também foram opções de presentes, segundo relato dos lojistas entrevistados. O ticket médio para as compras ficou em R$ 146,33, indo ao encontro do valor levantado em pesquisa prévia com os consumidores, que disseram estar dispostos a gastar R$ 135,00 por produto.

Por: Sindilojas Porto Alegre

By | 2018-12-31T19:35:24-03:00 28 dezembro, 2018|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Mercado|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme