2011 terminou com aumento de 7,3% nos gastos globais em publicidade

2011 continuou a ser um ano desafiador para a economia global, impactada que foi por desastres naturais, levantes políticos, e os efeitos em cascata de crises financeiras, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa Ocidental. Depois de um aumento nos gastos de publicidade no 3 º trimestre de 2011, muitos dos maiores anunciantes do mundo têm tido mais cautela no 4 º trimestre, mas 2011 ainda mostrou um aumento global de 7,3% nos gastos em comparação a 2010.

De acordo com relatório Global AdView Pulse report, da Nielsen, os gastos com publicidade mundial em 2011 totalizaram US$ 498 bilhões (principalmente baseado em quatro tipos de mídia tradicional). No quatro trimestre de 2011 o investimento chegou a US$ 131 bilhões, 6,2% superior ao mesmo período de 2010.

Todos os tipos tradicionais de mídia mostraram tendências positivas em nível global em 2011, com televisão e rádio tendo os maiores aumentos percentuais no período, com 10,1% e 9,7%, respectivamente. Anúncios de televisão, que representa 65% do mercado de publicidade, cresceu em todas as regiões pesquisadas.

Os gastos com internet, outdoor e cinema também apresentaram aumento em 2011, quando comparado com 2010. Os gastos com anúncios na internet, que cresceu 24% em 2011 em comparação a 2010, registaram aumento em quase todos os mercados avaliados.

Olhando para as despesas por segmento, o de Confecções & Acessórios e Saúde apresentaram os maiores incrementos, acima de 17,5% e 11,2%, respectivamente, em comparação a 2010.

Nos Estados Unidos, a propaganda mostrava um declínio de 0,2% ano-a-ano durante o quatro trimestre, mas aumentou 2% em 2011 em comparação a 2010, neste período. O mercado publicitário europeu caiu 0,4% em 2011, em comparado a 2010. Apesar de muitos mercados publicitários do norte da Europa terem aumentado seus gastos em 2011, grandes quedas foram observadas no sul europeu, principalmente na Grécia(-13,1%), Itália(-4,0%) e Espanha(-9,7%).

O mercado publicitário do Oriente Médio e África terminou 2011 com um aumento de 11,3% em comparação a 2010, enquanto que na Ásia-Pacífico, o incremento chegou a 11,5% no mesmo período. O segmento do vestuário teve o maior aumento percentual em gastos com publicidade na Ásia-Pacífico, chegando a 28% ao longo de 2011. A América Latina também apresentou crescimento da publicidade em 2011, de 11,6% sobre 2010.

Metodologia

As fontes de dados externas para dos países incluídos no relatório são:

Argentina: IBOPE
Brasil: IBOPE
Egito: PARC (Pan Arab Research Centre)
França: Yacast
Grécia: Media Services
Hong Kong: admanGo
Japão: Nihon Diário Tsushinsha
Kuwait: PARC (Pan Arab Research Centre)
Líbano: PARC (Pan Arab Research Centre)
México: IBOPE
Pan-Arab Media: PARC (Pan Arab Research Centre)
Portugal: Mediamonitor
Arábia Saudita: PARC (Pan Arab Research Centre)
Espanha: Arce Mídia
Suíça: Nielsen em associação com a Focus Media
Emirados Árabes Unidos: PARC (Pan Arab Research Centre)

Fonte: Nielsen Wire

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By | 2017-05-28T11:34:33-03:00 15 maio, 2012|Categories: Marketing Digital, Mercado, Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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