10 melhores ações de Marketing de 2013

Mundo do Marketing seleciona e internauta vota na melhor iniciativa. Critérios avaliados são inovação, resultados alcançados e repercussão entre leitores do portal.

O ano de 2013 foi marcado por ações de Marketing que apostaram no conteúdo e em propostas inusitadas para conquistar a atenção dos consumidores e gerar compartilhamento nas redes sociais. Muitas marcas criaram web séries, vídeos de humor, ações de rua com toques de reality show e mini documentários, tudo para criar uma experiência de entretenimento com o público e fugir das tradicionais mensagens publicitárias.

Como em qualquer mercado o excesso acaba gerando a comoditização, boa parte destas iniciativas passou em branco. Mas existem também aquelas que romperam a barreira do comum e ganharam destaque entre o público e entre os profissionais do setor. Por isso, selecionamos as 10 melhores ações de Marketing no período.

Os critérios avaliados pelo Mundo do Marketing são inovação, resultados alcançados, audiência e repercussão entre os leitores do portal e nas redes sociais. E entre hoje, dia 9, e esta quinta-feira, dia 12, você poderá votar na melhor ação do ano. O resultado da votação será apresentado no dia 13. Vote aqui.

O ranking elaborado pelo portal traz as marcas Dove, O Boticário, Spoleto, Fiat, Itaú, Skol, Maurício de Souza Produções e Panini, Ford, Hotel Urbano e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Conheça as melhores ações de Marketing de 2013 a seguir.

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Itaú dá ingressos para o Rock in Rio

O Itaú levou um artista de rua para o Rio de Janeiro na semana do Rock in Rio. Quem passava pelo local e dava uma gorjeta para o músico recebia uma surpresa: a possibilidade de escolher um par de ingressos para qualquer um dos dias do festival. A ação tinha como mote o posicionamento do banco “Isso muda o mundo” e se transformou em vídeos para as redes sociais, mostrando a ação e depoimentos de quem foi contemplado.

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Chiquinho Scarpa enterra o seu carro

Quando Chiquinho Scarpa publicou em suas redes sociais que enterraria o seu automóvel Bentley avaliado em R$ 1,5 milhão, muitos suspeitaram que seria uma ação da própria marca ou alguma excentricidade do milionário. Mas no final, tudo não passou de uma ação da Associação Brasileira de Transplante de Orgãos com o Governo Federal para promover a campanha de doação de órgãos. Scarpa avisou em seu perfil no Facebook que a ideia era mostrar para as pessoas que algo muito valioso não tem qualquer serventia se estiver enterrado. “Eu não enterrei meu carro, mas todo mundo achou um absurdo quando eu disse que ia fazer isso. Absurdo é enterrar seus órgãos, que podem salvar muitas vidas. Nada é mais valioso. Seja um doador, avise sua família”, declarou.

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Mônica Parade

A Maurício de Souza Produções criou diversas ações em comemoração aos 50 anos da Turma da Mônica, mas a Mônica Parade, organizada em parceria com a Panini, se tornou um hit pelas ruas de São Paulo e nas redes sociais. Na ação, 50 esculturas da personagem foram espalhadas por pontos da cidade, que ganharam uma visibilidade ainda maior na web com as inúmeras fotos postadas pelos usuários ao lado das peças. O sucesso foi tão grande que 30 das esculturas vão a leilão e as restantes participarão de um tour por outras capitais. No decorrer da exposição, a Mônica Parade também ganhou destaque nas páginas policiais, pois uma das imagens da personagem foi roubada e recuperada em seguida.

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Skol lança garrafas que viram objetos de decoração

A Skol criou uma linha de garrafas de alumínio que serviam como peças de decoração. Com cinco estampas diferentes, a edição limitada tem venda exclusiva pela loja virtual da marca e incentiva a reutilização da embalagem, evitando o desperdício, além de criar objetos que remetem à marca e criam maior relacionamento com seus consumidores. Os conjuntos trazem peças que permitem ao consumidor montar abajour, galheteiro, relógio, vaso de planta e castiçal.

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Fiat Vem pra Rua

A Fiat criou a música Vem pra Rua e um vídeoclipe estrelado pelo rapper Falcão para a Copa das Confederações Fifa 2013. Mas o tema da canção acabou se associando indiretamente aos protestos promovidos por estudantes e partidos políticos contra o aumento das passagens de ônibus. O que começou com passeatas isoladas em São Paulo e no Rio de Janeiro acabou se transformando em um dos maiores movimentos sociais dos últimos tempos no Brasil, gerando mobilização e protestos em todo o país. Com isso, o tema criado pela montadora virou hino dos manifestantes, embora ela não tenha se posicionado a esse respeito.

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Ford cria Fusion GP

A Ford produziu uma web série Fusion Grand Prix para promover o Novo Ford Fusion e reuniu dois dos maiores rivais da história da Fórmula 1: Nelson Piquet e Nigel Mansell. Em quatro episódios de produção cinematográfica, a marca mostrou o reencontro entre os pilotos e uma última disputa entre eles dentro de um Ford Fusion. O conteúdo foi lançado no YouTube e também exibido em mais de 80 salas de cinema nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.

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Dove Retratos da Real Beleza

A Dove usou um artista forense para criar um vídeo reforçando o conceito da “verdadeira beleza”. Na produção, o ex-funcioário do FBI era convidado a fazer retratos falados de algumas mulheres. Em um primeiro momento, o desenhista se baseava na descrição feita pela própria mulher e depois fazia um segundo desenho, a partir das orientações dadas por outra pessoa, que tinha acabado de conhecê-la. A diferença entre os desenhos enfatiza o quanto o público feminino costuma ser crítico em relação a si mesmo e se desvalorizar.

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Spoleto no Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, o Spoleto promoveu a autoestima feminina com uma iniciativa promocional na sua unidade Ipanema, no Rio de Janeiro. A loja deu as refeições de graça durante todo o dia para as mulheres que se declaravam bonitas em frente a um espelho. Cerca de 500 clientes participaram e a promoção “Mulher bonita não paga” foi transformada em um filme com o conceito “A beleza está dentro de você”.

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Hotel Urbano coloca poltrona de avião em ponto de ônibus

O Hotel Urbano montou um ponto de ônibus nas ruas do Rio de Janeiro com uma poltrona de avião. Quem sentou no assento e seguiu as orientações da “locutora do aeroporto” de afivelar o cinto de segurança e aguardar alguns instantes foi surpreendido com um pacote de viagem com direito a acompanhante para Cancun, Paris, Milão ou Nova York. Com o mote “Viajar é Possível”, a ação foi desenvolvida para reforçar o foco da marca no relacionamento e satisfação dos seus consumidores.

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O Boticário promove baile de debutantes para jovens do Morro da Providência

O Boticário patrocinou o baile de debutantes para jovens do Morro da Providencia, no Rio de Janeiro, uma das regiões que foi pacificada com a criação das UPPs. Ao todo, 17 meninas foram contempladas para a festa que aconteceu no Museu Histórico Nacional. As aniversariantes receberam cuidados de beleza fornecidos pela marca, além de um kit com presentes das linhas de perfumaria e maquiagem. A empresa disponibilizou ainda um camarim durante o baile para as convidadas se retocarem e as filmagens da festa se tornaram parte do documentário “Beleza que transforma”.

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Por: Mundo do Marketing

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By | 2020-11-06T09:58:01-03:00 29 dezembro, 2013|Categories: Marca|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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